• MaxClean

Higiene eficaz: o melhor caminho para evitar a infecção hospitalar

A infecção hospitalar é uma das maiores ameaças dos ambientes de serviço de saúde. Adquirida em hospitais, clínicas, consultórios e postos de saúde, ela retarda a recuperação dos pacientes, eleva os custos com as internações e pode levar à morte.


Nos países de renda baixa e média, como o Brasil, cerca de 10% dos pacientes internados vão adquirir alguma infecção durante a internação hospitalar.


A estatística é alarmante, ainda mais ao considerar que, segundo a Anvisa, a “ação de maior impacto na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde é, sem dúvida, a higiene das mãos”.


Ainda de acordo com o portal da Anvisa, além da higienização das mãos, as ações de prevenção e controle também envolvem “a aplicação de medidas de precaução e isolamento, o gerenciamento do uso de antimicrobianos, protocolos de limpeza e desinfecção de superfícies”.


Para que os serviços de saúde realmente arquem com o seu propósito de promover a saúde e alcancem uma redução no índice de infecções hospitalares, é preciso acontecer um aperfeiçoamento urgente dos processos de limpeza!


Nesse artigo você vai entender o por quê garantir uma higiene eficaz é o melhor caminho para evitar as infecções hospitalares.



ENTENDENDO A INFECÇÃO HOSPITALAR


Primeiramente, é preciso compreender que a infecção hospitalar é qualquer infecção que o paciente pode adquirir durante ou até após a sua presença em instituições de saúde.


Ela é causada por microrganismos, como fungos, protozoários, bactérias e vírus, que podem provir do ambiente, dos funcionários, dos visitantes ou até do próprio paciente.


Pense bem: as pessoas que se encontram nos estabelecimentos de serviços de saúde, seja para processos de internação ou para algum procedimento ambulatorial, provavelmente já estarão com a saúde debilitada. Consequentemente, elas também vão estar muito mais suscetíveis a adquirir qualquer tipo de infecção.


Assim, todo o cuidado é necessário para que esses acometimentos sejam evitados ao máximo.




O PAPEL CRUCIAL DA HIGIENE


Se a infecção hospitalar é causada por agentes infecciosos, cabe à limpeza eliminá-los adequadamente e periodicamente do ambiente.


Para que isso aconteça, a higiene precisa ter rotinas bem estabelecidas, seguir processos rigorosos, utilizar produtos de qualidade e ter todas as suas etapas executadas com excelência, que são:


Limpeza: remoção de sujidades e resíduos visíveis do ambiente. Nos hospitais, indica-se que seja feita com mops ou maquinários específicos (nunca com vassouras!);


Desinfecção: elimina as sujidades microscópicas e nocivas à saúde, como bactérias e vírus. É realizada com desinfetantes, álcool ou outros produtos, dependendo das circunstâncias e exigências de cada local;


Esterilização: também elimina sujidades microscópicas, mas é eficaz contra uma quantidade maior de microrganismos. É feita por meio da autoclave, um equipamento que comporta utensílios reutilizáveis de pequeno e médio porte.


Para executar cada etapa com êxito, também é preciso classificar e seguir as necessidades de cada área do estabelecimento. Elas podem ser críticas, semicríticas ou não críticas, de acordo com o nível dos riscos de infecção.



A MINUCIOSIDADE DA LIMPEZA É CHAVE!


Outro ponto essencial para o alcance de uma higiene hospitalar eficaz é ter cuidados meticulosos com todos os ambientes, independente da sua classificação.

As áreas não críticas, por exemplo, por mais que sejam locais onde não ocorre a circulação nem permanência dos pacientes, se restringindo aos funcionários e visitantes, também precisam de muita atenção.


É o caso dos corredores, almoxarifados e partes administrativas, Afinal, quem transita por esses lugares também pode ir para as áreas mais críticas, causando o transporte de microrganismos.


As áreas semicríticas podem possuir pacientes internados e que apresentam menores riscos de infecções, como os consultórios, enfermarias e apartamentos. Já nas críticas, esses riscos são elevados, como é o caso das UTIs, lavanderias e salas de cirurgia.


Todas as áreas precisam ter todos os seus elementos devidamente limpos, desinfetados ou, se for o caso, esterilizados. Corrimões, maçanetas, mesas, cadeiras, tetos, pisos, paredes, recipientes, instrumentos cirúrgicos e equipamentos são apenas alguns exemplos dos constantes focos de atenção.


Além destes, a higienização pessoal, como foi dito no início do texto, também é extremamente importante. De nada adianta ter um ambiente devidamente desinfetado se as pessoas que nele permanecem realizam descuidos como não lavar as mãos e sair com os jalecos dos limites do hospital.


É imprescindível que a instituição de saúde ofereça as ferramentas necessárias para esse cuidado pessoal, como dispositivos com álcool em gel por toda a sua extensão, pias com sabão, torneiras e papéis de qualidade, nunca secadores de mãos!



HIGIENE DO PACIENTE: HUMANIDADE E RESPONSABILIDADE


O fato da infecção hospitalar não ter apenas o ambiente, os visitantes e os funcionários como origem, mas também os próprios pacientes, é mais um motivo para acentuar a seriedade existente em torno da higiene pessoal dos pacientes.


Ela é uma questão de responsabilidade, humanidade, zelo, e engloba a limpeza das roupas, do enxoval, dos leitos e o banho. Para que tudo isso seja feito com eficácia, além do treinamento de pessoal, é preciso apostar nas melhores técnicas e produtos disponíveis no mercado e considerar as necessidades particulares de cada paciente.


Os acamados, por exemplo, dependem do banho no leito, que pode ser feito pela técnica convencional - precisa de diversos recursos, como água, sabonete, bacias, baldes, energia elétrica etc - ou por meio de toalhas descartáveis.


Neste caso, as toalhas descartáveis revelam-se muito mais vantajosas. Elas promovem a redução do tempo para a realização do banho, diminuem os gastos com água, energia e demais insumos necessários para a técnica convencional.


Além desses benefícios, também é importante frisar que o banho convencional, por causa da água e do sabão, pode remover a camada protetora da pele - o manto ácido, que possui propriedades fungi e bactericidas.


Mas atenção: garantir uma adequada manutenção da limpeza e boas condições da pele previne a ocorrência de infecções desde que os produtos utilizados sejam de qualidade e desenvolvidos para evitar os riscos de alergias e dermatite por irritação!




A SOLUÇÃO PARA O BANHO DE LEITO MAIS EFICAZ E VANTAJOSO!


Tendo em vista os benefícios e os cuidados necessários para o banho de leito, uma ótima opção é adotar a linha de higiene completa Feelclean.


Composta por 8 toalhas umedecidas, destinadas uma para cada parte do corpo, a linha possui diversos benefícios:


1. Redução da ocorrência de infecção hospitalar

  • As toalhas são compostas por 90% de água purificada, o que mantém a pele protegida sem remover o manto ácido. Assim, a possibilidade da pele ser lesionada e atuar como porta de entrada para alguma infecção é reduzida;

  • Redução da possibilidade de contaminação cruzada pela má higienização das bacias e demais utensílios necessários pelo banho convencional;

  • Por não precisar de enxágue, as infecções sanguíneas provenientes do escorrimento da água para acessos venosos, drenos, curativos e sondas são evitadas;


2. Mais praticidade para a sua equipe

  • O processo de banho convencional tem 4 etapas: lavar, enxaguar, secar e hidratar. Com as toalhas Feelclean essas etapas são reduzidas a apenas uma, pois não precisa de enxágue, seca rapidamente e já possui hidratação na sua formulação;

  • Fácil de manusear.


3. Mais economia e sucesso para o hospital

  • Aumento do reconhecimento pela redução de infecções hospitalares;

  • Aumento da vida útil do colchão e do enxoval de banho;

  • Redução de gastos com energia elétrica e água;

  • Maior bem-estar, conforto e qualidade de vida para os pacientes.


Os produtos da linha de higiene completa Feelclean são um excelente exemplo da excelência da limpeza profissional.


A higiene profissional atua com a prevenção da infecção hospitalar em mente. Ela segue as instruções e exigências da Anvisa, trabalha apenas com produtos e equipamentos de qualidade, proporcionando a melhor limpeza e desinfecção; planeja a estratégia e rotina de limpeza de forma minuciosa e garante o treinamento adequado de pessoal.



CONTE COM A MAX CLEAN!



Que tal levar toda essa qualidade para o seu negócio? A Max Clean é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Em caso de qualquer dúvida, fale com um dos nossos consultores.

O nosso conteúdo te ajudou? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!


Facebook | Linkedin | Instagram

63 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação