• MaxClean

Como garantir uma boa limpeza de supermercados?

Atualizado: Jul 16

A limpeza de supermercados é um dos principais fatores para o sucesso desses estabelecimentos. Por mais que isso possa parecer óbvio, sabemos que na realidade muitos gestores não levam isso com a seriedade necessária.


É muito provável que você já tenha se deparado, até mais de uma vez, com condições desfavoráveis em supermercados. Isso inclui ambientes visualmente mal cuidados, com mau cheiro, pisos sujos, escorregadios ou encardidos; superfícies mal higienizadas, como vidros, paredes, gôndolas, bancadas, mesas, entre diversas outras; produtos com embalagens sujas, empoeiradas ou danificadas; e até com a presença de insetos ou outros animais. Sem falar nos produtos diretamente impactados, mais crucialmente os alimentos.


Isso tudo é muito sério e pode impactar, primordialmente, na saúde de diversas pessoas. A popularidade do negócio também entra na reta. Afinal, você não quer que o seu supermercado seja conhecido por ter condições insalubres, não é mesmo? Além de que isso pode até ocasionar o seu fechamento ou interdição por órgãos como a ANVISA.


Não vale a pena arriscar e ter uma higiene excelente é o melhor caminho para o sucesso desses estabelecimentos onde as primeiras impressões importam, e muito.


Mas como garantir uma limpeza de qualidade no meu supermercado? Vamos explicar neste artigo. Saiba mais!



Olhe para todos os lados


O primeiro passo para assegurar uma boa limpeza de supermercados é considerar, literalmente, todos os lados, cantos e ambientes. São esses tanto os locais que os clientes possuem contato quanto os que eles não transitam.


Assim, as gôndolas e os estoques, por exemplo, devem estar sempre devidamente higienizados.


Pense bem: prateleiras empoeiradas ou com outras sujidades podem fazer com que clientes desistam da compra, e estoques sujos e mal organizados podem danificar os produtos e atrair animais. Imagine as consequências disso no caso dos comestíveis. Diversos clientes podem ter sua saúde prejudicada.


Essas também configuram como condições insalubres de trabalho para a sua equipe e vão na direção completamente oposta da saúde ocupacional.


Não vale a pena correr esses riscos, não é mesmo? Por isso, é imprescindível que os gestores garantam uma higienização adequada de todos os ambientes e superfícies. São eles os banheiros, cozinhas, pisos, paredes, elevadores, carrinhos, cestos, estoques, caixas, fachadas, gôndolas e muitos outros.


Lembre-se sempre de que os funcionários e os clientes vão transitar por diversos locais, dentro do perímetro do supermercado ou não, podendo assim transportar sujidades físicas e microscópicas para as áreas de armazenamento de alimentos, por exemplo. Por isso, todos os locais aparentemente inofensivos devem fazer parte do radar da higienização, como os elevadores, fachadas, rampas, escadas e estacionamentos.


Muita atenção no armazenamento dos produtos!


Como dissemos, o cuidado com os estoques é essencial. Toda a sua área deve ser periodicamente e cuidadosamente higienizada e dedetizada. Também é muito importante guardar os produtos de limpeza em locais distantes dos produtos alimentícios.


Os refrigeradores também devem ser sempre checados e limpos com produtos adequados, para que não aconteça a contaminação química de alimentos. Apenas assim é possível evitar a proliferação e contaminação por agentes infecciosos.


Fique sempre muito atento às temperaturas que cada produto pede na refrigeração! Conservar comidas em temperaturas mais baixas às ideais pode levar ao seu descongelamento, ao derretimento e à proliferação de microrganismos.


As datas de validade também exigem muita cautela e olhos atentos! Não é raro ouvirmos sobre estabelecimentos que tiveram mercadorias confiscadas e que sofreram multas por vender e utilizadas produtos vencidos. Além de ser uma extrema negligência, é uma completa falta de consideração com a saúde pública que pode levar a consequências catastróficas.



Utilize apenas produtos e maquinários profissionais


Para eliminar adequadamente as sujidades físicas e microscópicas, a limpeza e a desinfecção devem ser feitas com êxito. Para isso, soluções caseiras e produtos clandestinos devem estar fora de cogitação!


Apenas produtos profissionais possuem ação garantida. Eles são validados por órgãos fiscalizadores e testados em laboratórios oficiais. Assim, desde que utilizados nas quantidades e diluições instruídas nas embalagens, esses produtos eliminam a maior parte dos agentes infecciosos das superfícies.


Eles ainda são econômicos e mais eficazes. Isso porque possuem uma quantidade maior de princípio ativo, precisando de uma menor quantidade para exercerem seu alto poder de desinfecção. Assim, você garante ao seu supermercado uma higiene de elevada qualidade, cuidando da qualidade dos seus produtos, da saúde dos clientes, funcionários e ainda economiza.


Também é muito importante propiciar, sempre, higiene aos seus colaboradores. Para isso, equipe adequadamente os banheiros e lavabos com sabão, papel toalha (nunca secadores!), pias, água corrente e álcool em gel.


Em relação aos maquinários de limpeza, eles são peças chave na higienização dos supermercados, pois estão ligados à aplicação e, também, ao rendimento e à eficácia dos produtos. Os equipamentos profissionais garantem isso, agindo ainda em prol da produtividade da sua equipe, por serem de fácil uso e de ação mais rápida.


Eles também geram mais economia, pois precisam de menos energia e aproveitam os produtos ao máximo.


Estipule e siga uma rotina


Para ter qualidade na limpeza, a frequência com que ela é feita é muito importante. A rotina deve explicitar essa periodicidade e ser feita a partir de todas as especificidades do seu estabelecimento.


Pense bem: os produtos que os banheiros precisam podem não ser os mesmos que as gôndolas pedem. Por isso, é essencial levar em conta as diferentes necessidades de cada local do supermercado.


Assim, essa frequência deverá ser disposta por dias e horários em um cronograma de limpeza, junto com os produtos e equipamentos que serão utilizados para cada local, as pessoas encarregadas por cada função, EPIs necessários e demais variáveis que forem relevantes.


A MaxClean pode te ajudar!


Quer alcançar essa higiene de qualidade no seu supermercado? Conte com a MaxClean! Somos uma empresa especializada em limpeza profissional e podemos te ajudar.


Para saber mais, fale agora mesmo com um dos nossos consultores!


Gostou do texto? Compartilhe com sua equipe!


Facebook | Linkedin | Instagram

32 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação