• MaxClean

Limpeza profissional e saúde ocupacional: qual a relação?


Mesmo com a conquista gradual de direitos trabalhistas no decorrer da história, até hoje diversas pessoas sofrem acidentes, explorações e outras adversidades no ambiente de trabalho.


Esses acometimentos variam em número, grau e não são uma regra. Mas, em muitos momentos, os colaboradores podem estar sendo prejudicados física ou psicologicamente devido às funções executadas, condições do ambiente e relações interpessoais.


Apurar o olhar para identificar, prevenir e contornar esses possíveis contratempos precisa ser um trabalho constante dos gestores. E uma das melhores formas de fazer isso é investindo em saúde e segurança ocupacional.


Segundo o site do Grupo Saúde e Vida, “O principal intuito da saúde ocupacional é se voltar para a prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar no ambiente de trabalho. Seu objetivo está focado na qualidade de vida do trabalhador, oferecendo para os funcionários bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho propício”.


Quando o assunto é ambiente de trabalho, um dos principais fatores a influenciar na sua qualidade é a higiene. Portanto, optar por serviços de limpeza de qualidade deve sempre estar no topo das preocupações dos gestores e do segmento de saúde ocupacional das empresas.


A limpeza profissional é a melhor escolha para as organizações que prezam pela saúde dos seus colaboradores e desejam reduzir com responsabilidade os riscos que podem provir do ambiente de trabalho.


Neste artigo vamos falar sobre a importância da limpeza profissional para a concepção de uma saúde ocupacional de qualidade. Saiba mais!




Por que a limpeza profissional?


Há quem pense que a saúde ocupacional é limitada às empresas e indústrias de grande porte. Porém, todos e os mais diversos ambientes de trabalho podem impactar na saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, independente do segmento de atuação e do porte.


Apesar de todas as possíveis diferenças estruturais, todos os estabelecimentos possuem o cuidado com a higiene como preocupação em comum.


E como foi introduzido, a limpeza profissional é a melhor indicação para reduzir e eliminar os riscos provenientes da higienização do espaço de trabalho.


Isso acontece porque ela tem a versatilidade como grande característica, oferecendo soluções personalizadas para as mais diversas organizações, e devido a mais 3 outros pilares principais:


1) Produtos profissionais


A limpeza profissional trabalha com os melhores produtos disponíveis no mercado, todos autorizados pelos órgãos fiscalizadores e reguladores. Utilizando-os e seguindo adequadamente as normas de uso, você não submete os funcionários da sua empresa a perigos caso adotasse, por exemplo, produtos caseiros ou clandestinos.


Além de terem qualidade e ação garantida, os produtos de limpeza profissional também apresentam um teor elevado de princípio ativo - são mais concentrados-, o que faz com que tenham um maior poder de desinfecção.


Como a desinfecção é responsável por eliminar as sujidades microscópicas, como vírus e bactérias, o ambiente torna-se mais saudável e livre de agentes infecciosos que poderiam prejudicar a saúde dos colaboradores.


2) Equipamentos de qualidade


Para que o serviço de limpeza da sua empresa tenha sucesso e aja em prol da saúde ocupacional, ele deve, além de adotar os melhores produtos, utilizar equipamentos primorosos. Afinal, a ação dos insumos depende diretamente da sua aplicação.


Os equipamentos e maquinários da limpeza profissional, além de aproveitar os produtos ao máximo, trazendo economia e reduzindo o desperdício, também melhoram a produtividade dos funcionários. Eles fazem isso porque são de fácil manuseio e limpam mais rapidamente, facilitando o trabalho de toda a equipe, não apenas daquela responsável pela higiene.


Dessa forma, as funções são feitas mais rapidamente, reduzindo a necessidade de horas extras, por exemplo, o que melhora o fluxo de todo o negócio, o bem-estar e disposição dos funcionários.


Além de tudo isso, o fato desses equipamentos possuírem qualidade primorosa e fácil manuseio também reduz a possibilidade da equipe de limpeza se envolver em acidentes ao operá-los.




3) Rotinas bem definidas e treinamento de pessoal


A frequência da limpeza é muito importante. Afinal, depois de certo tempo, o ambiente previamente higienizado pode voltar a ser tomado por sujidades macro e microscópicas, colocando os funcionários em risco.


Para evitar que isso aconteça, a limpeza profissional desenvolve rotinas de limpeza minuciosas e específicas, considerando as particularidades de cada estabelecimento e de suas áreas internas.

Ela chega em um cronograma personalizado, contendo os dias, horários, pessoas encarregadas e produtos destinados à higienização de cada um dos locais.


Além de ser feita de forma minuciosa, a rotina também precisa ser seguida à risca, o que acontece com o acompanhamento constante dos gestores e treinamento adequado de pessoal.


Por meio da limpeza profissional, os funcionários recebem o melhor treinamento possível. Todas as orientações para a execução das suas funções na higienização são explicitadas, como as especificações de uso de cada produto, maquinário e a necessidade do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual).

Outro ponto crucial é que esse direcionamento não deve se resumir aos funcionários responsáveis pela limpeza. Ao salientar toda a equipe sobre a relevância da higiene e do cuidado com o ambiente para a saúde ocupacional, será formado um senso geral de limpeza na cultura organizacional.



Conte com a Max Clean!

Esperamos ter esclarecido a relação e a importância da limpeza profissional para a saúde e segurança ocupacional.


Se você deseja aprimorar os seus serviços de limpeza, cuidando da saúde dos seus colaboradores e ainda melhorando o sucesso do seu negócio, conte com a Max Clean. Atuamos na região central do Brasil e somos especializados em limpeza profissional.


Oferecemos uma consultoria primorosa, que desenvolve o plano de higiene mais adequado para que a sua empresa tenha a melhor saúde ocupacional possível! Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!

Não deixe de acompanhar as nossas novidades nas redes.


Facebook | Linkedin | Instagram

33 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação