top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Armazenamento de produtos de limpeza: 5 dicas para guardá-los com segurança

Atualizado: 15 de ago. de 2023


O cuidado com produtos químicos vai além do uso na limpeza. Conheça a forma correta de armazená-los, para proteger a sua equipe contra diversos perigos!


Não é novidade que os produtos de limpeza precisam ser manuseados com cuidado para preservar tanto a saúde da equipe, quanto os próprios ambientes higienizados.


Porém, nem todo mundo se lembra que essa precaução é necessária também quando o assunto é armazenar insumos.


Existem métodos corretos para guardar os químicos, que não oferecem riscos e mantêm as suas características originais. A seguir, confira alguns perigos do armazenamento incorreto e como evitá-los.


Boa leitura!


Principais riscos de guardar os produtos inadequadamente

Veja quais são os problemas causados pelo armazenamento incorreto desses itens:


  • Alergias e intoxicações

O acesso aos produtos de limpeza deve ser o mais limitado possível, pois alguns causam crises alérgicas. Além disso, podem prejudicar a saúde no caso de contato com a pele ou aspiração.


Portanto, devem ser mantidos longe dos ambientes com alto fluxo de pessoas e ser manuseados por profissionais preparados, usando equipamentos de proteção.


  • Acidentes e enganos

Os químicos guardados fora de uma embalagem identificada ou próximos a itens alimentícios têm chances de serem confundidos com outros insumos, oferecendo grande perigo.


Também não devem ser guardados com soluções inflamáveis ou tóxicas, evitando reações adversas caso um frasco se abra.


5 dicas para um armazenamento seguro dos produtos de limpeza

Descubra o que fazer para evitar os riscos dos químicos guardados da forma errada:


  • Prepare um local ideal

Não improvise um armário qualquer para armazenar os insumos. Prepare um espaço específico para isso, ventilado, amplo e bem iluminado.


  • Siga a FISPQ de cada item

Todo produto químico tem uma Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ). Leia a de cada um e condicione os itens de acordo.


  • Crie um protocolo

Elabore uma série de processos que devem ser seguidos ao armazenar um produto novo, ao retirar um insumo para uso e guardá-lo após a limpeza. Essa orientação deve incluir o local de cada tipo de químico e como manuseá-los.


  • Sinalize o espaço

Coloque placas de alerta próximas e no local de armazenamento dos produtos. Certifique-se de que as embalagens estão com o rótulo original intacto, para que os colaboradores possam identificar os itens com facilidade.


  • Capacite a equipe

Todas as pessoas com acesso aos insumos químicos devem estar capacitadas para manuseá-los corretamente.


Ofereça treinamentos e orientações constantes, apresentando ao time as normas de segurança, as boas práticas e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, aventais, óculos de proteção, entre outros.


Confira mais conteúdos para o dia a dia de limpeza profissional

Acesse o nosso blog e encontre mais dicas como essas, para otimizar a higienização da sua empresa!



Comments


bottom of page