top of page
  • Foto do escritorMaxClean

4 benefícios da boa limpeza de pisos industriais

A limpeza dos ambientes industriais tem papel único. Ela influencia diretamente na qualidade do produto, no bem-estar, segurança e produtividade dos funcionários; na visão que o público terá da empresa e, consequentemente, no seu sucesso. Com tantas questões em jogo, todo o cuidado é necessário e fica mais do que claro a importância da higiene para o bom funcionamento das indústrias.


Ao elaborar e aplicar o plano de limpeza das fábricas, é preciso olhar e considerar adequadamente todos os ambientes, superfícies e suas especificidades. Por mais que seja uma preocupação aparentemente óbvia, no dia-a-dia certos encargos podem se sobrepor ao que mais se encontra diante dos olhos. Um exemplo perfeito disso são os pisos, que podem acabar não tendo a atenção ideal.


Continue com a gente e saiba 4 benefícios que apenas a boa limpeza dos pisos vai proporcionar para a sua indústria.



1) Melhorando a imagem da sua empresa


Qualquer empresa vai muito além do que ela mostra ser. De nada adianta ter um produto impecável, discurso cativante e bom posicionamento de marca se no seu âmago as condições são desfavoráveis. Ainda mais na atualidade, em que as pessoas valorizam cada vez mais a procedência dos artigos que adquirem e consomem.


As indústrias, apesar de serem uma parte dos bastidores das empresas, recebem visitas constantes, seja dos fornecedores ou do próprio público. As impressões importam muito e podem ser um fator decisivo na fidelidade dos clientes e na realização de parcerias.


Pense bem: se as pessoas se deparam com um ambiente em que o piso é molhado e/ou apresenta sujidades e manchas, com certeza terão uma imagem negativa da empresa, o que vai influenciar na sua popularidade e vendas. Dessa forma, é extremamente importante que os pisos do ambiente de produção sejam limpos e bem cuidados, da entrada aos pátios, o que apenas será alcançado com práticas adequadas de higienização.



2) Saúde, bem-estar e segurança dos funcionários


Os pisos das indústrias comportam literalmente tudo o que as constituem. Máquinas, insumos, escadas, esteiras e, claro, os funcionários. Por mais tecnológica que seja a produção, a presença humana sempre existirá e deve ser encarada com a maior responsabilidade possível. Os colaboradores vão transitar diariamente sob os pisos, que precisam atuar como propulsores do trabalho, ou seja, agir em prol da produtividade e da segurança.


Se os pisos ficam constantemente tomados por resíduos e matérias primas - que podem ser as mais diversas possíveis, de gordura animal ou vegetal a químicos pesados - o risco de acidentes se eleva drasticamente. Os funcionários podem escorregar e até se contaminar, causando consequências drásticas e, com certeza, indesejáveis. Assim, os produtos e processos de limpeza devem ser escolhidos a dedo para eliminar adequadamente todas as sujidades que podem se espalhar pelos pisos.


Apesar da rotina nas fábricas ser corrida, a periodicidade da limpeza deve ser minuciosamente estabelecida e adequadamente seguida. Ela precisa ser feita em espaços de tempo apropriados, que garantam a eliminação das sujidades macro e microscópicas e que interrompam o mínimo possível o tempo de produção. Afinal, a produtividade não pode ser deixada de lado.



3) Garantir o bom funcionamento e durabilidade das máquinas


Os pisos das fábricas também comportam as máquinas da produção, que podem ser estáticas ou não. Eles precisam estar sempre secos e livres de sujidades que possam funcionar como obstáculos. Caso contrário, o funcionamento dos maquinários será prejudicado.


As engrenagens, superfícies e peças dos equipamentos podem ser comprometidas, reduzindo a durabilidade, gerando possíveis substituições, reparos, diminuição da produtividade e gastos desnecessários. Com uma limpeza adequada, tudo isso é evitado e garante-se melhor eficiência e performance a todo o processo de produção.


A procedência dos produtos químicos para a limpeza dos pisos também é muito importante. Se eles não forem adequados e autorizados pelos órgãos reguladores, ao entrar em contato com as máquinas podem acabar prejudicando-as e até o próprio produto, que será o assunto do nosso próximo e último tópico.



4) Garantir a qualidade do produto final


A limpeza dos pisos tem um papel primordial na qualidade do que é produzido. Afinal, ela influencia no bem-estar, saúde e disposição dos funcionários, o que vai impactar diretamente na produção. Além da influência no funcionamento das máquinas, que se estiverem prejudicadas, também podem acabar gerando falhas na confecção.


E, mais uma vez, a qualidade dos produtos utilizados para a higienização mostra-se essencial. Quando clandestinos ou caseiros, podem não eliminar microrganismos nocivos à saúde, bem como resíduos de insumos, que podem acabar migrando para os produtos. Pense nas consequências disso nas indústrias alimentícias, por exemplo. Um lote inteiro pode ser prejudicado e acabar impactando a saúde de milhares de pessoas e o futuro do seu negócio. É um risco que deve ser evitado a todo custo.



CONTE COM A MAX CLEAN!



Como você pôde ver, a limpeza dos pisos influencia em todo o andamento das indústrias. Garantir que ela seja bem-feita é uma responsabilidade obrigatória de todo gestor. A limpeza profissional existe justamente para te ajudar nesse processo. Por trabalhar com os melhores produtos e maquinários, ela proporciona a maior eficácia da limpeza dos estabelecimentos, garantindo todos os benefícios citados acima.


Não existe fórmula pronta para a limpeza ideal. Tudo vai ser estabelecido de acordo com as especificidades de cada estabelecimento, independente do porte e do segmento. Quer ter a limpeza mais específica e certeira para a sua indústria? Conte com a Max Clean! Somos especializados em limpeza profissional e atendemos a região central do Brasil.


Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.

165 visualizações0 comentário
bottom of page