• MaxClean

pH: o que é e qual a sua importância no setor de limpeza?

Saiba o que, de fato, é o famoso pH e qual é a sua importância no segmento de limpeza. Veja Mais!


Muito se fala sobre eficiência e qualidade quando o assunto é produto de limpeza. Para que a higienização dos ambientes seja feita da melhor forma, é essencial contar com itens que garantam resultados eficazes e satisfatórios.


Isso só é possível, entretanto, quando os produtos são profissionais e contam com duas letras fundamentais em seus compostos para assegurar tudo isso. O termo é o famoso pH.


Saiba mais sobre esse símbolo e entenda qual é a sua importância para o segmento de limpeza.


O que é o pH?


Surgiu em 1909, quando o bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen apresentou o símbolo para medida físico-química com o nome pH, que significa “potencial Hidrogeniônico” ou “Concentração de Hidrogênio”.


Em resumo, define-se como uma escala logarítmica que mede a faixa de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um produto químico.


A importância do pH para a limpeza


O pH tem o objetivo de garantir resultados melhores em produtos de higiene e desinfecção, uma vez que a limpeza é a combinação de ação mecânica e reação química.


Para que a sua aplicação seja eficiente, neste caso, é importante saber do pH presente nas soluções. Por exemplo, como ele age e qual tipo é indicado para cada sujeira.


Para que serve o pH e como utilizá-lo na limpeza?


Ao entender se o produto químico em questão é ácido, neutro ou alcalino, fica mais fácil identificar se a solução é ideal para a limpeza da sujidade em questão.


Por exemplo:


  • Uma sujidade orgânica (origem vegetal ou animal, como frituras, molhos, óleos de carro, sangue, fibras, etc.) pede produtos alcalinos, que dissolvem a gordura com facilidade, removendo da sua superfície de forma eficiente e prática. Tem pH maior que 7, atuando na quebra da gordura em pequenas partículas, que a transformam do estado sólido para líquido, podendo eliminar a sujeira por meio do enxágue.


  • Todavia, uma sujeira de origem inorgânica (ferrugem, cimento, terra, calcificações, etc.) pede itens ácidos, que garantem sua eliminação total. Possui pH menor que 7, liberando gases de explosão com ação sequestrante.


  • Já para pó e poeira, paredes, equipamentos, pisos impermeabilizantes, entre outros resíduos e espaços, podem ser eliminados com produtos neutros, como um detergente neutro, que tem pH 7. O ideal é utilizá-los para limpeza geral.


Solicite sua consultoria gratuita e saiba qual pH é indicado para a limpeza da sua empresa


Somos referência em limpeza profissional no Brasil e podemos ajudar a sua empresa a ser mais eficaz na higienização de espaços, garantindo os produtos com o pH ideal para cada tipo de sujidade.


Oferecemos um programa de consultoria gratuita que analisará a sua demanda e poderá implementar importantes ações para torná-lo mais protegido e atrair mais pessoas, com segurança.


Clique aqui e solicite agora mesmo!

.


32 visualizações0 comentário