• MaxClean

Limpeza de cozinha profissional: como fazer?

Atualizado: Jun 12




Se na hora de cozinhar em casa a gente já precisa se preocupar com a higiene, imagine em uma cozinha industrial? A limpeza de cozinha profissional precisa ter atenção redobrada, afinal, lá são preparadas refeições que alimentarão dezenas de clientes e funcionários.


Os processos de higienização adequados são essenciais, por exemplo, para prevenir a contaminação dos alimentos e seus ingredientes, seja por vírus, fungos ou bactérias.


Mas para que sua limpeza seja tão profissional quanto sua cozinha, você vai precisar de uma série de cuidados especiais durante o processo de higienização. O lado bom é que nesse texto você vai saber exatamente quais cuidados são esses. Vem com a gente!


Antes de mais nada, porque a limpeza de cozinha profissional é tão importante?




A limpeza de cozinha profissional é crucial para prevenir doenças e infecções que podem ser transmitidas através dos alimentos. Mas a sua importância vai muito além disso.


Boa parte do deleite em sair para um restaurante depende da ambiência e da limpeza, principalmente no caso da refeição. Pense pelo ponto de vista de um cliente que passou a semana inteira trabalhando. Então no domingo ele decide sair para jantar com sua família, gastando seu tempo escasso e seu dinheiro suado.


Tudo isso para, quando chegar em casa, sentir os efeitos de uma infecção alimentar, simplesmente porque a bancada em que os ingredientes foram cortados estava contaminada.


Se você fosse o cliente nesse caso, essa seria uma experiência terrível (e com razão), não é mesmo? Motivo suficiente inclusive para fazer uma denúncia à ANVISA.


Por isso, para que seu restaurante tenha uma limpeza à altura dos seus fregueses, você precisa de uma limpeza de cozinha profissional.


Além de prevenir situações constrangedoras como as descrita acima, a limpeza de cozinha profissional é essencial para a saúde do seu negócio. A gente explica:


  1. Os restaurantes enfrentam alguns dos protocolos de higienização mais exigentes da vigilância sanitária. E caso a sua cozinha não esteja de acordo as normas, seu restaurante pode ser interditado.

  2. A higiene é um dos fatores mais importantes na hora de um cliente decidir se retorna ou não a um estabelecimento: 99% dos clientes dizem que a falta de limpeza causa impressões negativas. Se souberem que seu restaurante foi interditado pela vigilância, qual a chance de decidirem almoçar ou jantar nele?

  3. E em um mercado tão competitivo, passar dias de portas fechadas ou ter uma queda vertiginosa na clientela pode ser fatal para o seu negócio!

E como fazer a limpeza de cozinha profissional?



A primeira coisa a fazer é adquirir produtos específicos para a limpeza de cozinha profissional. A OMS, por exempla, recomenda o uso de produtos à base de cloro para desinfetar as cozinhas industriais e os equipamentos maiores.


Isso é importante porque a depender do produto de limpeza utilizado é possível que ele seja tóxico à ingestão humana. Por isso, mesmo em minúsculas quantidades produtos químicos podem posar grandes riscos à saúde das pessoas. O caso da cervejaria Backer trouxe isso à tona.


Na hora de aplicar os produtos nas superfícies é importante também utilizar panos descartáveis ou toalhas de papel. Isso porque os panos costumam concentrar uma enorme quantidade de fungos e bactérias, e mesmo com um processo extenso de lavagem nem toda a sujeira será retirada.



Para a lavagem dos pratos e utensílios utilize sempre água corrente e sabão neutro.

Evite também o uso de vassouras! Ao varrer, parte da sujeira leve que se encontra no chão é levantada, podendo sujar e contaminar superfícies e equipamentos.

Mas tudo isso ainda não basta! Além de instruir propriamente os seus funcionários a respeito dos processos de higienização, é necessário estabelecer rotinas adequadas e detalhadas de limpeza.


Algumas áreas da cozinha industrial requerem um alto grau de higienização e precisam ser higienizadas todos os dias. Outras, nem tanto. Cada caso é um caso.


Por isso que é de suma importância você ter o auxílio de um profissional da área.


Conte com a MaxClean!


Então para saber mais sobre como profissionalizar a limpeza na sua cozinha industrial, entre em contato com um consultor MaxClean. É rápido, fácil e pode ter um impacto enorme no seu negócio!


Gostou do texto? Siga a MaxClean nas redes sociais para não perder nenhuma novidade do blog!


22 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação