top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Higienização das mãos: como evitar doenças



Não importa para onde você olhe, lá está ele: o novo Coronavírus, doença infecto-contagiosa que tem atingido em cheio o mundo inteiro neste começo de 2020. Até o presente momento o coronavírus já contagiou um número superior a 10 mil pessoas, levando à óbito mais de 258 dessas.


Entre os países mais afetados estão a China, origem do vírus, seguida por Coréia do Sul, Itália, Irã e França. No Brasil já foram confirmados oito casos do corona, a maioria deles concentrado no estado de São Paulo. Até agora, porém, nenhuma morte foi registrada em decorrência do vírus em território nacional.

Uma das formas mais eficazes de se prevenir contra o coronavírus é através da higienização das mãos. Por isso nesse texto você vai aprender como realizar a higienização das mãos de forma adequada, porque isso é tão importante e como a limpeza profissional também pode ajudar na prevenção de infecções bacterianas e virais.


Qual a melhor forma de fazer a higienização das mãos?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a higienização das mãos seja completa, incluindo as palmas, a parte debaixo das unhas, os dedos e os espaços entre eles e até mesmo a região do pulso. Segue o passo a passo de como lavar as mãos corretamente:


- Para higienizar as mãos você pode utilizar água corrente e sabão ou álcool em gel 70%. O álcool 70 é o mais recomendado porque é a proporção ideal para prevenir infecções bacterianas e virais.

- Após aplicar o sabão ou álcool, esfregue uma palma da mão na outra.

- Faça dois movimentos de entrelaçamento dos dedos. O primeiro pegando a parte de trás das mãos, o segundo esfregando pela parte de frente das palmas. Desta forma você higieniza por completo a região entre os dedos.

- Para a próxima etapa você precisa fazer duas “conchinhas” com as mãos, como se uma mão estivesse cumprimentando a outra.

- Por fim, esfregue o sabão ou álcool nos polegares e não se esqueça da região dos pulsos!


Por que a higienização das mãos é tão importante para prevenir doenças?


As mãos são o principal veículo de transmissão de doenças do corpo humano. Isso porque elas são a nossa forma de interagir com o mundo, seja abrindo portas, cumprimentando pessoas ou segurando nas barras do transporte público.


Isso é um problema principalmente porque tendemos a colocar as mãos sujas em contato com mucosas do olho, nariz e boca. Aliás, exceto quando estritamente necessário, mesmo com as mãos limpas é recomendado evitar tocar essas partes corpo!


É por esses e outros motivos que é tão importante fazer a higienização das mãos ao longo do dia. Apesar de não existir uma quantidade específica, recomendada de quantas vezes você deve lavar as mãos em um dia, no geral uma boa regra é lavar sempre que você tiver um tempinho.


À propósito, quando estamos doentes muitas vezes nós evitamos dar um abraço ou um beijo no rosto quando vamos falar com alguém. Mas para evitar a transmissão de doenças infecto-contagiosas para outras pessoas, tão importante quanto é evitar o aperto de mão.


Outra dica importante é lavar as mãos sempre que estiver indo ou chegando do trabalho, ou quando for visitar a casa de um amigo ou familiar, em especial se você utilizou o transporte público. Uma opção boa também é sempre carregar com você um pequeno frasco de álcool em gel 70%.


E como a limpeza profissional pode ajudar?


Mas para além da higienização das mãos, que é responsabilidade de cada um de nós, um outro fator é extremamente importante: a limpeza profissional nos ambientes de convivência, como condomínios, órgãos públicos, empresas e salas de aula.


A limpeza profissional é a sua maior garantia de um ambiente limpo e propriamente desinfetado. Inclusive, caso você tenha uma empresa e a limpeza dela não esteja de acordo com os padrões da ANVISA, pondo em risco a saúde e o bem-estar de clientes e funcionários, existe um risco real de que a vigilância sanitária possa intervir e até mesmo fechar o seu negócio!


Isso sem contar pelo fato de que um ambiente que não está com condições adequadas de higiene para atender com conforto à sua freguesia pode inclusive ser o motivo principal para afastá-la. A boa higiene passa despercebida, enquanto a má higiene salta aos olhos.


É por isso que a desinfecção, realizada sempre com produtos profissionais, é crucial para prevenir doenças, afinal é a única a garantia real da eliminação de vírus, fungos e bactérias.


Então se você tem um negócio próprio e quer dar mais segurança para os seus clientes e funcionários, a limpeza profissional é o jeito de chegar lá. Para saber mais sobre limpeza profissional e tirar dúvidas, não deixe de falar com um dos consultores da Max Clean.

Siga também a Max Clean nas redes sociais e saiba todas as novidades do nosso blog!

31 visualizações0 comentário
bottom of page