top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Higiene: um eficiente método para evitar contaminações nas escolas

Uma das principais características das instituições de ensino é a elevada quantidade de pessoas. Crianças, adolescentes e adultos convivem e dividem o mesmo espaço diariamente, compartilhando objetos, mesas, assentos e banheiros, além de poder permanecer por diversas horas seguidas em locais fechados.


O ambiente escolar deve ser desenvolvido e cuidado de forma que minimize as consequências negativas desse contato e proximidade. Essas principais decorrências são as contaminações e compartilhamento de doenças, que podem acontecer pelo toque, ar, ingestão de alimentos e contato em superfícies.


A principal forma de evitar esses acometimentos é investir em uma higiene eficiente. Afinal, não vale a pena arriscar a saúde dos seus alunos, funcionários e o sucesso do seu negócio!



TODO O CUIDADO É POUCO!


Infelizmente, muitas instituições colocam a higiene em segundo plano. Não é raro ouvir casos de transmissão de doenças e até epidemias nos ambientes escolares, ainda mais nos anos iniciais, nos quais as crianças ainda não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido.


Outro reflexo desse descuido é a recorrente falta de oferta de insumos necessários para a realização da higiene geral e individual, ou a sua oferta, mas de baixa qualidade e ação ineficiente. Por exemplo: se faltam sabões e/ou papéis nos vestiários e sanitários, muitos alunos podem optar por não higienizar as mãos, o que aumenta as chances de transmissão de doenças. Ou acabam higienizando-as, mas inadequadamente, apenas com água ou até com o sabão, mas sem realizar a secagem. Dessa forma, o resultado final pode acabar sendo pior do que o anterior!


Ainda em relação à higienização das mãos, o processo da secagem também é muito importante. Por isso, a qualidade deve abranger tanto os produtos que vão fazer a limpeza quanto os que vão finalizá-la. Substituir os secadores elétricos por toalhas de papel, por exemplo, é sempre uma boa opção, pois eles são menos eficientes e podem propagar ainda mais microrganismos pelo ambiente e para as pessoas. Em relação à qualidade dos papéis, quando mais absorventes, são utilizados em menores quantidades, trazendo economia e mais cuidado com o planeta, o que é imprescindível nos ambientes de ensino.



AR BOM É AR LIMPO!


Problemas respiratórios podem ser frequentes tanto nos professores quanto nos alunos. A permanência em ambientes fechados, como salas de aula, bibliotecas e auditórios pode ser muito nociva. Mas isso não é uma regra e com os devidos cuidados a situação poderá reverter.


Para isso, é importante que esses locais, principalmente as salas de aula, sejam devidamente ventilados. Isso inclui a presença de janelas e a correta higienização, claro, do ambiente, mas também dos ventiladores e ar condicionados.


Poeira se acumula constantemente nos ventiladores e se eles não passam por uma rotina bem estabelecida de limpeza, podem acabar contribuindo para o acometimento de alergias e rinites alérgicas. O mesmo cuidado vale para o ar condicionado: o seu funcionamento e filtro devem sempre ser verificados em um tempo necessário pré-estabelecido.


OLHE PARA TODOS OS LADOS!


Você não quer que uma simples gripe acabe tendo uma transmissão em massa. Além de prejudicar vidas, você também terá que arcar com consequências e custos desnecessários, como a possível substituição de pessoal e extensão do calendário letivo. A boa limpeza vai evitar isso.


Ela deve levar tudo em consideração. Pense bem: as instituições de ensino possuem diversos locais com diferentes necessidades, de pátios e quadras a cozinhas, materiais esportivos e vestiários a enfermarias e laboratórios, e bibliotecas a berçários.


A frequência e os produtos utilizados para cada função serão diferentes. Portanto, é extremamente importante que o gestor estabeleça um plano de limpeza que englobe tudo isso e produtos de qualidade, garantindo a eliminação adequada dos agentes infecciosos e a segurança dos alunos e funcionários. Produtos que por sinal trazem mais excelência, são mais econômicos e ecológicos. Eles também devem assegurar o adequado auxílio aos funcionários responsáveis pela higienização, e claro, apostar sempre na conscientização dos alunos e da equipe.


A MAX CLEAN PODE TE AJUDAR!


A Max Clean é uma empresa especializada em limpeza profissional. Trabalhamos com os melhores produtos e estabelecemos um planejamento de limpeza completamente personalizado, seguindo as necessidades específicas da sua escola.


Se você tem alguma dúvida ou deseja aprimorar a higiene da sua instituição de ensino, evitando contaminações, é só falar com um de nossos consultores. Atendemos exclusivamente a Região Central do Brasil.


Para ficar por dentro das nossas novidades e conteúdos, é nos acompanhar nas redes!

222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page