• MaxClean

Guia prático de organização e limpeza nas escolas

O cuidado com o ambiente é um dos principais fatores para garantir o bom funcionamento das instituições de ensino. Sejam escolas, creches, cursinhos de pré-vestibular ou faculdades, essa cautela é sempre imprescindível. Afinal, os funcionários e alunos podem passar boa parte dos seus dias e até de suas vidas por lá.


As escolas costumam ser grandes e compostas por diferentes ambientes que, consequentemente, vão precisar de diferentes cuidados. Elas também possuem um elevado fluxo de pessoas e quantidade de materiais.


Assim, é papel dos gestores estabelecer o melhor plano de limpeza que vá considerar e conciliar as necessidades de cada local, além de alcançar melhor excelência. Apenas assim é possível cuidar de forma responsável da saúde, segurança e bem-estar de todos que por lá permanecem.


E como dar conta e ter sucesso em tudo isso? Continue com a gente e saiba como alcançar uma boa limpeza e organização escolar.




CONHEÇA A SUA ESCOLA


O caminho é compreender a fundo toda a dinâmica do seu estabelecimento. Observe e documente as especificidades e exigências que cada parte dele pede, além dos momentos de pico e baixa de fluxo de pessoas.


Banheiros


Quando mal higienizados, os banheiros podem expor os frequentadores a altos riscos de contaminação, por serem propícios à acumulação e proliferação de vírus, bactérias e fungos, além de todo o desconforto do ambiente mal cuidado. Pense em formas de otimizar os processos de limpeza e organize os materiais para facilitar a sua visão, contagem e manuseio.


Considerar a qualidade dos produtos é essencial. Os dispensers por exemplo, são constantemente manuseados e precisam ter um bom funcionamento. No caso dos papéis, quando de melhor qualidade pedem menores quantidades. Dessa escolha, virá economia para o seu bolso e maior cuidado com o meio ambiente.


Em relação à periodicidade, os vasos sanitários e mictórios precisam ser higienizados diariamente e passar por uma limpeza profunda pelo menos a cada 2 meses. Não se esqueça das maçanetas, torneiras e descargas, e atente-se também a possíveis vazamentos! Eles deixam o piso escorregadio, podendo resultar em acidentes e contribuir para o acúmulo de sujeira, além do desperdício de água.




Salas de aula


Pense nas salas de aula: provavelmente a imagem na sua cabeça envolve quadro, giz, carteiras e, infelizmente, poeira. Isso reflete a falha que muitas escolas têm na higienização, mas com o devido cuidado isso pode ser revertido.


Certifique-se de instruir os alunos e professores para a máxima conservação dos utensílios escolares. Atente-se também às cortinas: elas são propícias a acumular ácaros e outros microrganismos, o que pode acabar desencadeando doenças respiratórias.


A qualidade dos produtos também é importante para a remoção dos resíduos presentes nas carteiras e cadeiras. Elas acumulam manchas de canetas e corretivo, gomas de mascar e até muco. Com produtos adequados, o tempo de vida útil desses objetos é aumentado, além da preservação da saúde dos alunos e professores.


Sobre a organização, é imprescindível que sejam disponibilizados armários ou escaninhos. Além de reduzir o peso da mochila, essa ação também zela pela ordem. Em relação à educação infantil e ao primário, é preciso pensar em maneiras de comportar os objetos da melhor forma, já que eles costumam ter elevadas quantidades e diversas dimensões. A disponibilização de caixas e/ou latas etiquetadas com o que forem armazenar é sempre uma boa escolha.




Pátios, áreas externas e cantinas


Caracterizados pelo elevado fluxo de pessoas, esses ambientes necessitam ter uma limpeza muito bem esquematizada. Eles precisam ter lixeiras de coleta seletiva, e no caso dos pátios e das áreas externas, a limpeza diária deve envolver a remoção de folhas, galhos e possíveis objetos descartados inadequadamente. Observe e estabeleça uma periodicidade para que a limpeza mais profunda seja realizada. Faça o mesmo nas cantinas e não deixe de higienizar as mesas e bancadas diariamente e sempre que necessário.


Atente-se aos materiais esportivos! Por terem constante contato com suor, eles precisam passar por processos de higienização. Garanta também que eles tenham um local para serem armazenados e que facilite a dinâmica do “aluguel” e devolução.


É VENDO QUE SE APRENDE!


Para limpeza e organização eficazes, a conscientização aos alunos é imprescindível. A escola deve instruir, mas também deve fazer. E é possível pensar em formas lúdicas e interessantes para isso, como estabelecer e fomentar metas e possíveis “premiações”.


Não se esqueça: a chave para uma limpeza adequada nas escolas é alcançada pela atenção a todos os locais e suas necessidades, conscientização e uso de bons produtos e equipamentos.


CONTE COM A MAX CLEAN


Caso tenha qualquer dúvida em relação aos processos de higienização da sua escola, conte com a Max Clean. Somos especialistas em limpeza profissional e atuamos na região central do Brasil.


Não deixe de acompanhar as nossas novidades nas redes sociais.

Facebook | Linkedin | Instagram

129 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação