top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Higiene dos espaços de estética: cuidados imprescindíveis

As clínicas de estética oferecem um amplo e diverso leque de tratamentos. Tecnologias cada vez mais avançadas surgem constantemente, aperfeiçoando as técnicas e tornando-as mais eficazes.


Apesar da evolução permanente, a maioria dos procedimentos de estética são invasivos em algum grau, pois costumam envolver inserção, remoção ou contato com tecidos biológicos.


Os processos também exigem proximidade entre o profissional e o cliente. Afinal, apesar do uso de aparelhos e de instrumentos, eles sempre serão operados por alguma pessoa.


O trabalho nesses ambientes de beleza é muito minucioso e delicado, portanto precisa de todo o cuidado possível para garantir a sua segurança e bom funcionamento. E um dos caminhos principais para se alcançar isso é a realização de uma não apenas adequada, mas excelente limpeza.

Continue com a gente e saiba os principais cuidados necessários na higiene em espaços de estética!



→ Os diferentes processos da higiene

Tendo em vista a magnitude da cautela que as clínicas de estética requerem em termos de higiene, é preciso, primeiramente, compreender as diferenças dos processos que compõem a higiene: limpeza, desinfecção e esterilização.


  • A LIMPEZA consiste na remoção de sujidades visíveis das superfícies. Portanto, nos espaços de estética, vai eliminar de papéis e poeira a cabelos, resquícios de unhas e outros resíduos.

  • A DESINFECÇÃO elimina as sujidades microscópicas. Elas são, em sua maioria, agentes nocivos à saúde, como vírus, fungos e bactérias, a que os espaços de beleza estão constantemente expostos.

  • A ESTERILIZAÇÃO também elimina sujidades microscópicas, porém, atinge uma gama maior de microrganismos. O seu único empecilho está na sua aplicabilidade: não é possível realizá-la em superfícies de área extensa. Nas clínicas, ela é indicada para utensílios reutilizáveis, como pinças e alicates, e é feita por meio da autoclave.

Considerando essas diferenças e o fato dos institutos de beleza conviverem diariamente com resíduos biológicos e microscópicos, contato e proximidade entre pessoas, é essencial que a limpeza, a desinfecção e a esterilização sejam feitos de forma minuciosa.


Essa excelência é alcançada através de 4 fatores principais:


1) Uso de produtos e técnicas de qualidade


Pense na sua clínica de estética: diversas pessoas passam por lá diariamente, que podem ser clientes, funcionários ou acompanhantes. Assim, ela convive todos os dias com diferentes agentes nocivos à saúde e resíduos corporais, além dos insumos necessários para os procedimentos, que podem envolver químicos e objetos perfurocortantes.


Para evitar que esses resíduos, visíveis ou microscópicos, se acumulem e prejudiquem a saúde e segurança das pessoas, é preciso sempre garantir o uso de produtos e técnicas de qualidade na limpeza em espaços de beleza!


Ou seja: apostar em produtos de limpeza autorizados pelos órgãos regulamentadores e que apresentam um teor superior de princípio ativo, utilizar equipamentos que não prejudiquem a segurança dos operadores e estabelecer rotinas.



2) Rotinas bem definidas


Você, como gestor, para levar os melhores cuidados com a higiene de clínicas estéticas ao seu negócio, precisa desenvolver uma rotina de limpeza muito bem definida. E claro, garantir que ela seja seguida à risca!


Esse planejamento de limpeza deve considerar todos os ambientes e procedimentos da sua clínica, respeitando, mais uma vez, as exigências dos órgãos regulamentadores nacionais e/ou regionais.

Verdadeiros protocolos devem ser desenvolvidos e seguidos, como a troca ou higienização de todos os materiais necessários para algum procedimento entre um cliente e outro, incluindo lençóis, que devem ser preferencialmente de papel; toalhas, utensílios e aparelhos.


O cuidado e atenção aos depósitos e às datas de validade dos insumos costumam ser negligenciados mas devem sempre ser considerados na elaboração das rotinas. Eles são igualmente importantes à orientação de horários, dias, pessoas responsáveis e produtos necessários para a higienização de cada local e utensílio.


3) Higiene pessoal dos profissionais


Nas clínicas de beleza, as contaminações podem ter três diferentes fontes: clientes, funcionários ou ambiente (considerando superfícies, pisos e objetos).


Assim fica claro que, para garantir a limpeza e saúde nos espaços de estética, a higiene pessoal dos profissionais tem um papel muito importante.


Esse cuidado foi um dos tópicos do texto que fizemos sobre 4 dicas para otimizar a limpeza da sua clínica de estética, que você pode conferir e saber mais aqui.



4) Cuidado para além da clínica!

Muitos dos utensílios utilizados nas clínicas de estética precisam ser descartados após o uso, não bastando a desinfecção nem a esterilização. Vários deles podem ser perfurocortantes, conter resquícios de resíduos biológicos e, consequentemente, agente infecciosos.


Assim, se o gestor não se atenta para que o descarte seja feito de forma adequada, esse descuido pode tomar proporções para além dos limites da clínica, afetando a sociedade e a natureza.


Esse cuidado deve incluir o destino de tudo o que sai da clínica, até dos produtos utilizados na limpeza, que devem interferir o mínimo possível no meio ambiente.


CONTE COM A MAX CLEAN


Os cuidados de higiene nos espaços de estética não são simples e exigem muita responsabilidade, podendo influenciar não apenas no sucesso do negócio, mas na saúde pública e na natureza. E em uma área que é tão delicada, nada melhor do que produtos de limpeza de qualidade para garantir a melhor eficácia na higiene.


A Max Clean é especializada em limpeza profissional. Caso tenha dúvidas sobre a higiene das clínicas de estética, é só falar com um dos nossos consultores!


Gostou do texto? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.

2.178 visualizações0 comentário
bottom of page