top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Como uma limpeza adequada reduz o desperdício no ambiente corporativo?


Toda empresa busca pelo aumento periódico do seu lucro. Para isso, muitos processos devem funcionar adequadamente e contribuir para que o montante da arrecadação seja sempre superior ao dos gastos.


Com o intuito de fazer com que o provento prevaleça na maior parte do tempo, a estratégia adotada não deve apenas se ater a cortes efetuados por demissões repentinas e desnecessárias, por exemplo. O processo envolve muitas outras engrenagens, sendo o desperdício uma das principais.


A perda nas empresas tem diversas fontes. Ela pode vir da elaboração de produtos com defeito, da superprodução, do transporte, do tempo ocioso, da falta de organização do ambiente entre outros.


E você já parou para pensar que esses desaproveitamentos podem ter uma ligação direta com as condições de higiene do seu estabelecimento?


Para entender mais sobre esse processo e saber como uma limpeza adequada reduz o desperdício no ambiente corporativo, continue com a gente!



MAIS PRODUTIVIDADE PARA TODA A EMPRESA


As condições do ambiente empresarial são extremamente importantes para a produtividade. Pense em um local sujo e desorganizado: os funcionários certamente se sentirão menos motivados, estarão mais propícios a adquirirem doenças e a sofrer acidentes.


Esses riscos devem ser reduzidos ao máximo possível. São vidas que estão em jogo e, também, o seu negócio!


Garantir e investir em uma limpeza adequada é um dos melhores caminhos para reduzir esses acometimentos. Ela deve ser cuidadosamente elaborada:


  • Considerar todos os ambientes e suas necessidades particulares;

  • Considerar a saúde e segurança dos funcionários e clientes;

  • Usufruir dos melhores produtos e equipamentos, sem arriscar com produtos clandestinos ou caseiros;

  • Desenvolver uma rotina exímia e assegurar que ela seja seguida à risca.

Ao executar esses preceitos, os funcionários estarão mais bem dispostos e a limpeza será feita com mais eficiência, liberando os ambientes mais rapidamente e melhorando todo o fluxo do empreendimento. A produtividade será elevada, reduzindo o desperdício de tempo ocioso e de mão de obra faltante ou ineficiente.


MENOS ERROS NA PRODUÇÃO


Com uma limpeza que elimine com êxito os agentes infecciosos e sujidades físicas do ambiente, o que é ofertado, seja produto ou serviço, terá mais garantia da sua qualidade.

O caso dos serviços tem mais relação com o bem-estar dos colaboradores. Com um ambiente em que a desordem prevalece, o rendimento e assertividade das funções serão prejudicados.


Quando o local é limpo, arejado e organizado, menores serão as chances de erros e mais motivação a equipe vai ter, aprimorando os resultados, a qualidade do que é ofertado e o alcance das metas.


No caso dos produtos, com uma limpeza adequada, o que é desenvolvido tem menos chances de ser atingido por defeitos. Pense na indústria alimentícia e nos restaurantes como exemplo: com um ambiente bem cuidado e devidamente desinfetado menores serão as chances de contaminações dos alimentos, seja por sujidades micro ou macroscópicas.


Assim, as possibilidades de refações são minimizadas, o que reduz o desperdício de insumos, matérias-primas, energia, água e mão-de obra. Sem contar os outros diversos benefícios, como aumento da popularidade e reconhecimento da sua marca no mercado.




MENOS PERDAS DE ESTOQUE


As perdas de estoque não acontecem apenas pelo excesso de insumos, acarretando no seu vencimento. Além de trabalhar com estoque mínimo, outro cuidado essencial deve ser com as condições de armazenamento.


O ambiente também é um fator decisivo para a garantia da qualidade e efetividade do material necessário.

Refrigeradores, prateleiras, recipientes, pisos, paredes e tetos devem ser constantemente checados e higienizados. Tudo precisa sempre estar nas melhores condições para evitar a contaminação das matérias-primas por agentes infecciosos, poeira, resquícios biológicos, como cabelos e unhas, animais e seus dejetos.


Um plano de higiene minucioso e de qualidade garante tudo isso, evitando o desperdício proveniente dos estoques.




MENOS DESPERDÍCIO DOS PRÓPRIOS PRODUTOS DE LIMPEZA


Com uma higiene bem elaborada, além de evitar as diversas perdas que foram citadas ao longo do texto, também evita-se o desperdício que pode surgir da própria limpeza.


A limpeza profissional é um ótimo exemplo que possibilita essa excelência. Ela trabalha com produtos de qualidade, que possuem ação certeira contra agentes infecciosos e que, por serem mais concentrados, são mais duráveis e econômicos. Os equipamentos também são outro diferencial, pois possibilitam a melhor produtividade, aproveitamento dos produtos e menor uso de energia.


As rotinas e o treinamento bem elaborado da higiene profissional também influencia na redução de desperdício. Os erros são evidentemente reduzidos e tudo funciona com mais tangibilidade e harmonia!


CONTE COM A MAX CLEAN!


A Max Clean é especializada em limpeza profissional. Em caso de dúvidas a respeito da higiene do seu estabelecimento e sobre como ela pode ajudar na redução de desperdícios, fale com um dos nossos consultores!


O conteúdo te ajudou? Não deixe de nos seguir nas redes sociais.

60 visualizações0 comentário
bottom of page