top of page
  • Foto do escritorMaxClean

4 benefícios que uma boa limpeza pode trazer para a sua empresa

Atualizado: 7 de jun. de 2019

O sucesso de uma empresa depende diretamente de diversos fatores. Eles devem conviver em harmonia e resultar nas melhores condições para os clientes, parceiros e claro, para os funcionários.


A limpeza está entre eles e, infelizmente, acaba sendo negligenciada por muitos gestores, podendo trazer consequências severas e irreversíveis. Ela deve ser encarada com muita seriedade e figurar no topo das prioridades da organização.


Para saber mais sobre o porquê da tamanha importância da limpeza empresarial, vamos destrinchar aqui 4 benefícios que uma boa higienização poderá trazer para sua empresa.


1) Aumento da produtividade dos funcionários


Imagine um mal ambiente de trabalho. A ideia em sua cabeça com certeza traz a desordem, a falta de limpeza, de iluminação, de circulação de ar e o acúmulo de objetos como protagonistas. Em um local assim, os funcionários vão sentir desânimo, falta de interesse e desconforto, o que acaba impactando negativamente na produtividade. A partir daí, já se pode perceber a influência que a limpeza tem nesses ambientes.


COMO INVERTER ESSE CENÁRIO?


O bem-estar é a chave para a excelência dos ambientes de trabalho. Você, como gestor, deve oferecer aos colaboradores o melhor ambiente possível, ou seja, limpo, iluminado, arejado e organizado.

Isso tudo configura, junto à adequada administração na empresa e fornecimento dos materiais necessários, a condições não apenas dignas, mas estimulantes de trabalho. Assim, a produtividade será elevada, podendo facilitar, inclusive, o alcance das metas.


2) Melhoria na saúde dos funcionários, clientes e parceiros


A higienização empresarial traz um forte impacto na saúde daqueles que permanecem e passam pelo ambiente. Para se ter uma ideia, pensemos nos escritórios e nas lojas. Os primeiros possuem uma elevada quantidade de papéis e pastas, e os segundos contam com muitos exemplares de produtos, estoques e prateleiras. Eles se configuram naturalmente como ambientes propícios ao acúmulo de poeira e ácaro.


Assim, se os devidos cuidados não forem tomados, a limpeza inadequada pode fazer com que pessoas acabem contraindo ou agravando históricos de doenças respiratórias. E elas são apenas um tipo das enfermidades que podem ser contraídas. Pense nos banheiros e nas cozinhas. Com esses dois ambientes, a gama de contaminações por agentes infecciosos aumenta ainda mais, com as diversas infecções alimentares e das partes íntimas.


Se o local também não for arejado e fornecer os produtos necessários para a limpeza pessoal, como a higienização das mão, uma simples gripe pode acabar ganhando proporções estratosféricas. O que se torna ainda mais perigoso nos restaurantes, hotéis e lavanderias, que por terem contato direto com alimentos, excrementos e roupas, podem acabar sendo canais de transmissão de enfermidades para uma grande massa de pessoas.


Lembre-se que o colaborador sempre estará sujeito a transmitir/contrair enfermidades. E se os seus funcionários constantemente ficam doentes e acabam faltando ao trabalho, eles terão, mais uma vez, queda na produtividade, além de terem suas próprias vidas prejudicadas. E nisso tudo você, como gestor, ainda acabará tendo gastos desnecessários e que com o cuidado ideal com a limpeza poderiam ter sido evitados.



3) Melhor reconhecimento no mercado


As aparências são muito importantes para alguns objetivos. O alcance do sucesso organizacional é um deles e o primeiro contato do cliente com a sua empresa é essencial. A ordem e a limpeza do espaço vão ser uns dos principais fatores a configurar essa primeira impressão.

A CHAVE PARA O SUCESSO!


Afinal, o que traz sucesso à uma empresa? Competência, resultados, transparência, entrega do que se é prometido, boa reputação e claro, lucro, são alguns exemplos.


O ambiente deve transparecer esses quesitos. Um local de trabalho devidamente cuidado e limpo traz aos clientes a sensação de confiança e segurança, sendo um reflexo da excelência dos produtos e dos serviços oferecidos, ou seja, do seu sucesso.


Assim, o número de vendas aumentará e a sua reputação no mercado irá melhorar. Nada melhor do que ser reconhecido pela qualidade e pela cautela para com os outros, incluindo igualmente funcionários e clientes. Ainda mais na atualidade, em que os reviews em portais são cada vez mais importantes para a escolha de qualquer serviço, e em que o boca-a-boca também continua tendo o seu lugar de honra.


Por que não impressionar os seus clientes e colaboradores com o melhor ambiente possível? Elogios são sempre bem-vindos e positivos. Garanta-os!


4) Aumento das receitas


Por fim, quando se fala de sucesso, é impossível não falar de finanças e de lucro. Esse último benefício é mais um resultado de todos os anteriores. Afinal, a maior produtividade dos funcionários vai trazer uma maior e mais eficiente produção, além de facilitar o alcance das metas. Da mesma forma que o cuidado com a saúde dos funcionários também vai afetar na produtividade e evitar gastos facilmente contornáveis em torno da substituição de pessoal e possíveis processos trabalhistas.


Esses alcances, junto com a melhoria da reputação no mercado, como já mostramos, são atingidos com a realização uma boa limpeza. E uma consequência de todos eles é o aumento das receitas da empresa.


CONTE COM A MAX CLEAN


Esperamos ter esclarecido porque você deve se preocupar e sempre cuidar da limpeza do seu negócio. Por mais que muitas vezes você não perceba em um primeiro momento, ela influencia em diversos aspectos, como no seu sucesso.


Em caso de qualquer dúvida, é só falar com um dos nossos consultores.

Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir e acompanhar as nossas redes sociais.


345 visualizações0 comentário
bottom of page