top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Água Sanitária é a melhor opção para a limpeza da casa e do meu negócio?


Presente em muitas casas brasileiras, no dia a dia da limpeza doméstica e também empresarial, a água sanitária é uma grande aliada no combate a sujeiras, odores indesejados, bactérias, microorganismos e até mesmo ao vírus da COVID-19, quando diluída em água.


De acordo com Wagner Contrera, Conselheiro do Conselho Federal de Química, a iniciativa se deu a partir da percepção da falta de álcool em gel, produto recomendado inicialmente pelos órgãos de saúde.


“Para isso, buscamos um produto que pudesse ser facilmente encontrado e que, também, proporcionasse a mesma eficácia que o álcool em gel. Então, o conselho elaborou um material técnico mostrando que a água sanitária, por ser um excelente germicida, poderia ser utilizada no combate à COVID-19, principalmente, nos casos específicos de desinfecção de superfícies. A partir disso, a ideia de elaborar uma cartilha surgiu, visto que especificamente nos rótulos da água sanitária não há nenhuma instrução específica ao uso de tal como recurso na prevenção da doença.” *


Mas, esse produto tão eficaz, requer cuidado e atenção antes e durante o manuseio. Quem nunca se decepcionou com a presença de manchas de água sanitária em roupas, sofás, panos e roupas de cama? Pois é! Isso acontece porque a água sanitária possui cloro diluído em sua composição. E tem mais, a soda cáustica, outra substância presente nesse produto, pode agredir as mãos e outras partes sensíveis do corpo. Por isso, lembre-se sempre de utilizar luvas ou algum protetor para proteger suas mãos e, em hipótese alguma, deixe a substância entrar em contato com os olhos.


Dentre tantas advertências, é melhor contar com os produtos de limpeza profissional. Além de serem mais eficazes, são menos agressivos à pele, não possuem cheiro forte e são amigos do meio ambiente.


Entretanto, a utilização da água sanitária pode ser muito positiva para outras e tantas coisas.

Conheça como e onde utilizar esse produto para obter resultados positivos.



A rotina de limpeza com água sanitária


→ Purificação de frutas, legumes, folhas e hortaliças: Primeiramente, lave as verduras, frutas, legumes e folhas com bastante água corrente. Depois, em um recipiente, faça uma mistura de 1 colher de sopa de sanitária para cada litro de água a ser utilizado e deixe os alimentos de molho por 30 minutos.


Importante! A proporção irá depender da quantidade de alimentos que você irá lavar ao mesmo tempo.


Dica! Reaproveite a mistura para lavar pia, pisos, bancadas e outros locais de casa. Desta forma, você mantém o ambiente limpo e ainda ajuda o meio ambiente.


→ Limpeza de banheiros, cozinha e pisos: Para cada balde de água de 10 litros, acrescente 1 copo de água sanitária.


→ Limpeza das mãos: O novo coronavírus nos apresentou um novo ritmo de vida e junto com ele, um ritual de desinfecção. E a água sanitária pode ajudar você no dia a dia. Diluída para 0,5%, a água sanitária pode ser utilizada na desinfecção de pisos e superfícies, já a diluição de 0,05% é usada para a limpeza das mãos.


Importante! Para lavagem das mãos, dê preferência ao álcool em gel e sabão em barra.


Agora que você já sabe tudo isso, deve estar se perguntando: Como fazer a matemática da diluição citada acima?


Fique tranquilo. Vamos ensinar para você como realizá-la:


Diluição para 0,5% para limpeza doméstica ou comercial:


  • Primeiro, pegue um copo de 250 ml e encha-o de água sanitária. Uma dica legal é escolher um copo descartável, desses que a gente não costuma utilizar mesmo. Desta forma, você pode separá-lo e aproveitá-lo sempre para essa função.


  • Em uma garrafa pet de 1 litro, adicione os 250 ml de água sanitária e complete o restante com água.


  • Por ser um produto tóxico, é importante que você escreva, com canetinha: ÁGUA SANITÁRIA PARA LIMPEZA DE SUPERFÍCIES na garrafa pet. Isso também ajuda a identificar do que se trata aquela mistura.


  • Deixe fora do alcance de crianças, menores e também da luz.


  • Após a diluição, o ideal é utilizar o produto no mesmo dia.


  • Não aplique a diluição em superfícies de metal e não misture-a com outros produtos de limpeza.


Diluição para 0,05%:


  • Aqui, vamos precisar de 25 ml de água sanitária.


  • Novamente, em uma garrafa pet de 1 litro, coloque a quantidade indicada de água sanitária e complete o restante com água. Tampe e agite bem.


  • Não deixe o produto em contato com a luz. Também recomenda-se utilizá-lo no mesmo dia.


  • Para essa mistura, a identificação também é muito importante. Portanto, lembre de sinalizar na frente do produto: ÁGUA SANITÁRIA PARA AS MÃOS.


  • A identificação é importante tanto para gerar confusão, como para qualquer risco de intoxicação. Por não possuir muito odor, ela pode ser confundida com água, por exemplo.


  • Lembre-se: Álcool gel e sabão em barra são os produtos mais recomendados e seguros para desinfecção das mãos.


Conte com a MaxClean!

A MaxClean é especializada em limpeza profissional. Trabalhamos com os melhores produtos, equipamentos e também oferecemos uma consultoria completa de limpeza.

E mais, analisamos, acompanhamos e desenvolvemos o plano de higiene ideal para o seu negócio, considerando todas as suas particularidades e necessidades.

Atuamos na região central do Brasil e temos uma equipe capacitada e pronta para te ajudar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!



62 visualizações0 comentário
bottom of page