top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Saiba por que ter um depósito de material de limpeza em sua empresa

Entenda por que o depósito de materiais de limpeza é fundamental para garantir eficiência de processos e organização otimizada em sua empresa. Leia Mais.

Conhecido como DML, o Depósito de Material para Limpeza é um espaço destinado para guardar equipamentos, produtos, ferramentas e demais itens de higiene, sendo o primeiro passo para deixar tudo organizado e garantir um bom trabalho no dia a dia.


Enquanto que, para algumas empresas, ele pode ser somente um agregado, para outras, como hospitais, farmácias, clínicas e consultórios, ele é obrigatório. O motivo? Simples, assegura maior profissionalização, qualidade e eficiência na higienização dos locais.


Ou seja: mesmo não sendo um dever implantá-lo, ele garante bons resultados na área da limpeza.


Quer saber mais sobre esse espaço? Continue aqui, vamos listar a importância da sua implementação, como organizá-lo da melhor forma e os certificados necessários para garantir maior qualidade na rotina do seu negócio.


Qual é a importância do depósito de material de limpeza?


Um espaço destinado para armazenamento de produtos de limpeza, organizado e identificado, auxilia na prevenção de acidentes e na manutenção de saúde das pessoas que passam pelos locais corporativos.


Essa sala, com a organização dos itens, também evita desperdícios e problemas como vencimento de produtos e falta no estoque, uma vez que tudo fica mais visível, além, é claro, de garantir qualidade e produtividade no trabalho.


Outros benefícios que demonstram a importância do DML:


  • Redução de riscos;

  • Otimização de espaço;

  • Maior segurança.


Como organizar um depósito de limpeza?


Deixar esse espaço organizado pode ser mais simples do que parece e isso facilita muito o acesso a EPIs, produtos e ferramentas, como baldes, panos e vassouras.


Confira algumas dicas para realizar esse processo:


  • Lembre-se de evitar o vencimento de produtos. Para isso, sempre ajuste os que chegam primeiro ao estoque. Uma boa ideia é etiquetar todos (desinfetantes, detergentes, multiuso, etc.) com informação de data de entrada e prazo de validade. Assim, os antigos são utilizados antes e não haverá desperdício;

  • Utilize planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que sinalizem os materiais com nome, utilização e data de vencimento;

  • Aloque os mais pesados na parte mais baixa para evitar acidentes, quedas e outros danos e facilitar o manuseio, bem como os mais leves em espaços mais altos;

  • Deixe os químicos perigosos longe um dos outros, para não misturar os agentes e causar uma mistura tóxica próximo às pessoas.


Saiba mais sobre FISPQs, o registro de produtos


As Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs) controlam os produtos. São elas que garantem que os itens sejam registrados devidamente em órgãos responsáveis e tenham certificação de qualidade de uso.


Neste caso, o seu DML deve armazenar produtos com as FISPQs, estando sempre visíveis para todos, especialmente a órgãos fiscalizadores.


Entenda sobre o POP, documento com as diretrizes operacionais


O documento de diretrizes operacionais conhecido como POP é fundamental para todo e qualquer Depósito de Material de Limpeza. Por isso, se você ainda não o tem, é necessário realizá-lo.


Nele, devem constar as seguintes informações:


  • Nome do procedimento

  • Local da aplicação

  • Responsável pela tarefa

  • Responsável pela elaboração do POP

  • Materiais envolvidos nos procedimentos

  • Descrição do passo a passo dos procedimentos


Conte com a consultoria gratuita da MaxClean


Nós podemos ajudar você a tornar os processos de limpeza e higienização da sua empresa mais eficientes e seguros, auxiliando a organizar até mesmo o DML de maneira eficaz e satisfatória.


Contamos com um programa gratuito de consultoria em limpeza profissional. Dessa forma, você terá à disposição um de nossos consultores para entender, analisar e sugerir ações voltadas à limpeza profissional, com o melhor custo-benefício do mercado.


Clique aqui e agende seu atendimento especializado agora mesmo!

531 visualizações0 comentário
bottom of page