• MaxClean

Saiba por que o ambiente hospitalar deve receber uma limpeza específica

Cuidar da saúde das pessoas é uma premissa para qualquer empresa ou estabelecimento, mas, em hospitais, ela é seguida ainda mais à risca. Para que isso seja possível, no entanto, além de cuidados médicos, é essencial dar atenção extra à limpeza.


Os ambientes hospitalares são locais que, diariamente, recebem um grande número de pessoas. Diante disso, para garantir a segurança de todos, ter um olhar minucioso para cada canto é muito importante.

Nestes casos, é importante entender que a limpeza feita é diferente daquelas que costumamos ver em casa, por exemplo. Por ser um local que prioriza a saúde das pessoas, deve ter higiene redobrada, com uso de insumos especializados.


Quer saber como funciona esse processo? Continue Lendo!


Por que a limpeza de hospitais é diferente da realizada em outros espaços?


Pense conosco: quando você limpa sua casa, geralmente faz a limpeza pesada uma vez por semana (lavar pisos e vidros, tirar o pó e eliminar sujidades dos cantos) e, no dia a dia, realiza o serviço de forma mais geral - varre chão, lava louça e roupas e passa pano em piso. Obs.: estamos considerando que, nestas residências, os cômodos são pequenos, além de serem frequentados apenas por moradores e possíveis visitas.

Agora, já imaginou fazer somente isso em um hospital? Provavelmente, os ambientes estariam totalmente sujos e as pessoas expostas a vírus, germes e bactérias. Isso porque a circularidade de pacientes, funcionários, familiares ou terceirizados é enorme.

Além disso, há circulação de doenças e muita sujeira externa (poeira, chuva, barro, etc.) que acaba entrando. Ou seja, a limpeza deve ser muito pesada diariamente, em todos os locais, o que significa que precisa de mais cuidado e atenção do que os outros espaços e estabelecimentos.


Para cada ambiente hospitalar, uma limpeza específica


Além da limpeza e desinfecção geral do hospital como um todo, existem alguns ambientes hospitalares que recebem uma higienização diferenciada. Veja mais sobre isso:


- Descontaminação e desinfecção de superfícies


É a remoção de todas as sujidades da superfície de centros cirúrgicos e UTIs, por exemplo, seguida por limpeza e desinfecção, realizada com produtos homologados pela Anvisa e de uso profissional.

Aqui, é importante atentar-se para a exposição do produto de limpeza na superfície contaminada, para que fique o tempo ideal, de acordo com o rótulo.


- Concorrente


Esta é a limpeza diária de quartos e dependências do hospital, onde ficam clientes e pacientes. Nesta área, deve-se realizar o processo de coleta de resíduos, seguido de outras ações, como:

  • Identificar o local com placa sinalizadora para piso molhado;

  • Limpar mobiliários

  • Fazer varrição seca;

  • Limpeza úmida no chão e de sanitário;

  • Reposição de materiais descartáveis e insumos.

Lembrando que locais tocados com frequência precisam de desinfecção, como maçanetas, interruptores, campainhas, controles remotos, metais de pias, entre outros. Os produtos devem ser de uso profissional, garantindo a eliminação completa de vírus, germes e bactérias.


- Terminal


Realizada após a saída do paciente, em todo o local, geralmente com Controle de Infecção Hospitalar. O procedimento de higiene terminal é feito da seguinte forma:

  • Identificar o local com placa sinalizadora para piso molhado;

  • Usar EPIs;

  • Fazer a coleta de resíduos;

  • Limpar teto e paredes;

  • Higienizar o mobiliário;

  • Realizar a higienização o piso;

  • Higienizar o sanitário;

  • Repor materiais descartáveis e insumos.

Conte com a MaxClean!

Estamos capacitados para atender diversos segmentos, seguindo as legislações vigentes e oferecendo soluções inteligentes para cada necessidade.

Seu hospital, clínica ou laboratório precisa de atenção extra quando a limpeza de espaços? Nossas linhas de produtos técnicos são qualificadas para higiene clínica, atendendo desde o controle de infecções hospitalares em áreas comuns até de lavanderia e banheiros.


Para saber mais e solicitar sua consultoria gratuita, clique aqui!


4 visualizações0 comentário