• MaxClean

Saiba como a sua empresa pode diminuir o absenteísmo com profissionais de limpeza!

Sua empresa sofre com ausências no setor de limpeza no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente? Saiba como evitar isso tomando as atitudes corretas.



Se perguntássemos a você se sua empresa sofre muito com o absenteísmo no setor da limpeza, qual seria a resposta?


Muitas empresas passam pelo mesmo problema diariamente: ausência dos profissionais no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente. Neste caso específico, estamos falando do setor da limpeza.


No momento em que vivemos hoje, de pandemia, os profissionais da limpeza, que já eram muito importantes para o bom andamento da empresa, se tornaram ainda mais fundamentais. Isso destaca o quanto a falta deles pode complicar os processos da companhia.


Diante disso, surge outra questão: “será que você está tomando as atitudes corretas para diminuir o absenteísmo dos profissionais de limpeza da sua empresa?”.


Se a resposta for não, saiba que você pode e deve mudar esse cenário. E nós estamos aqui justamente para isso: ajudar você, explicando como diminuir o absenteísmo através de dicas. Quer saber como? Vem com a gente!



Como sua empresa pode evitar o absenteísmo tomando as atitudes corretas


- Ofereça os EPIs e materiais adequados: antes de mais nada, é fundamental oferecer os EPIs e os materiais adequados para a realização do trabalho. Por exemplo: um funcionário que não recebe os EPIs necessários e os materiais adequados para realizar o serviço diário com certeza será menos motivado a trabalhar, o que provavelmente pode ocasionar descontentamento por parte do profissional e, consequentemente, absenteísmo para a empresa.


- Mantenha um bom clima organizacional: é muito importante que a empresa ofereça um clima saudável para seus colaboradores, o que ocasiona na maior produtividade dos mesmos e a diminuição do absenteísmo se torna possível. Os funcionários precisam se sentir bem onde trabalham e possuir bom relacionamento por meio de uma ótima gestão de pessoas. Motive a equipe a alcançar bons resultados, realizando pesquisas de clima regularmente.


- Garanta comunicação eficiente: a falta de informações pode acarretar em ruídos e mau relacionamento entre os colaboradores, ocasionando desmotivação e, consequentemente, faltas. No ambiente organizacional, a comunicação engloba o diálogo presencial entre colegas e também demais veículos.


- Promova a qualidade de vida: tanto na vida profissional como pessoal, a qualidade de vida de um profissional é fundamental, pois permite uma vida mais saudável e com mais disposição para suas atividades. Promover palestras e tomar algumas atitudes são formas de melhorar a saúde dos funcionários. E, consequentemente, diminuir o número de faltas e ausências.


- Realize treinamentos: o acidente ocupacional também ocasiona absenteísmo nas empresas. Para resolver esta situação, o ideal é a realização de treinamentos constantes, garantindo uma equipe alinhada com os padrões de segurança.


Outra causa comum de faltas são problemas causados por esforço repetitivo, que podem ser evitados por meio da ergonomia. Aliás, vamos falar da importância da ergonomia? Continua aqui!



A importância da ergonomia no setor de limpeza


Realizar limpeza de espaços e ambientes é muito mais complexo do que aparenta ser. Abaixar, levantar, erguer, se inclinar, andar de um lado para o outro, tudo isso faz parte da rotina de um profissional deste setor, o que ocasiona em um serviço repetitivo e também bastante pesado, principalmente pelo fato do uso constante da força braçal.


Além disso, se o serviço é aliado à má postura, os resultados das dores podem ser ainda piores. Tudo isso pode acarretar em dores no corpo e na lombar, o que pode, consequentemente, ocasionar em faltas e ausências por conta dessas situações.


Todavia, há maneiras de suavizar e até extinguir esses sintomas através da ergonomia e uma boa postura na rotina de trabalho.


É difícil pensar em bem-estar sem falar de ergonomia. Ela impacta diretamente na saúde física e mental das pessoas, sendo fundamental no ambiente de trabalho.


Por isso, a empresa precisa investir no bem-estar dos trabalhadores, por meio da ergonomia, gerando, assim, um serviço mais eficiente. Afinal, saúde, segurança e qualidade de vida são fundamentais em um ambiente de trabalho.


Oferecendo todos esses benefícios à saúde das pessoas, consequentemente, elas estarão melhores e mais motivadas ao trabalho, causando um número menor de absenteísmo à empresa.



Conte com a Max Clean para ajustar o setor de limpeza da sua empresa


Podemos ajudar você a garantir os produtos necessários para assegurar um serviço de qualidade à sua empresa. Além disso, oferecemos consultoria completa para ajudar a sua empresa a entender quais melhorias podem ser feitas, assim, gerando resultados positivos para a companhia e também aos colaboradores, parceiros e clientes.


CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

51 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação