• MaxClean

Quais são os tipos de detergentes existentes?



Voltar do supermercado e lavar as compras com o detergente da pia da cozinha virou rotina em tempos de pandemia e COVID-19. O ritual, que tem o objetivo de promover a limpeza de embalagens e produtos para evitar possíveis contaminações, agora faz parte do hábito de compras em grande parte dos lares brasileiros.


Mais conhecido na hora de lavar louças, o detergente é um tipo de químico com alto potencial tensoativo, ou seja, eles diminuem a tensão presente entre dois líquidos, geralmente a água e a sujeira. Essa diminuição entre a tensão faz com que o detergente, a água e as sujidades se unam - aumentando o potencial e qualidade da limpeza.


Além disso, os detergentes são mais eficazes por não perderem seu potencial de limpeza em águas duras - com alto teor de minerais - e nem em águas ácidas. Ao contrário do sabão em barra, que, em situações de alto teor de dureza na água, podem perder sua eficácia.


Derivados do petróleo, os detergentes podem ou não ser biodegradáveis, dependendo das outras substâncias químicas adicionadas em sua fórmula. Entretanto, no Brasil, desde 1982, por determinação legislativa, todos os tensoativos devem ser potencialmente biodegradáveis, de acordo com as normas da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


Os detergentes, porém, não se limitam somente às pias das cozinhas. A sua fórmula pode variar de acordo com o tipo e finalidade de cada produto. Existem detergentes específicos para superfícies gerais e até roupas, assim como detergentes ácidos, alcalinos e neutros. Conheça mais sobre cada um deles!


Detergentes ácidos




Os detergentes ácidos são chamados assim por causa do seu pH menor que 7 (de 0 a 14), escala logarítmica que mede o grau de acidez, alcalinidade e neutralidade das substâncias. Os detergentes ácidos, por terem potencial mais agressivo, são indicados para remoção e desincrustação de materiais pesados, como ferrugem e cimento. É comum que esse produto de limpeza seja usado para pós-obras, por exemplo.


Por causa da acidez, os detergentes ácidos não são recomendados para superfícies gerais, pois elas podem ser de materiais sensíveis ao produto, o que pode causar corrosão e ranhuras dos móveis.


Além do potencial de limpeza para materiais pesados, esse tipo de produto também pode ser prejudicial ao meio ambiente, já que a acidez do ácido clorídrico, componente presente em muitas fórmulas, pode alterar o pH da água de rios e lagos, consequentemente, alterando o habitat ideal de espécies de peixes e animais marinhos.



Detergentes alcalinos



Os detergentes alcalinos, por sua vez, possuem pH superior a 7, ou seja, são capazes de remover todos os tipos de sujidades, com exceção das sujeiras mineiras, como ferrugem - nesse caso, os ácidos são mais indicados. A especialidade dos detergentes alcalinos é a remoção de gorduras e óleos, por isso, são mais usados no setor alimentício.


Para esse tipo de higienização, é recomendado o produto Suma Grill, detergente desincrustante e líquido cáustico especializado na remoção de gordura carbonizada. Ele é indicado para a limpeza de fornos, grelhas, chapas e fritadeiras. Ao diminuir a tensão de separação entre a água e a gordura, os detergentes alcalinos permitem que a água leve embora toda as sujidades engordurantes na limpeza.


Além de detergentes específicos para limpeza desengordurantes, há outros tipos de produtos alcalinos destinado a limpeza geral, como o Desolim Max Floral. Indicado para superfícies laváveis como portas, paredes, móveis, objetos metálicos, plástico, fórmica, sanitários e vidros, o Desolim Max Floral é um detergente concentrado, ideal para limpeza geral e desodorização de ambientes.


Mas atenção, por serem alcalinos, esses detergentes têm potencial na remoção da gordura, por isso, se usado sem os equipamentos de proteção necessários, podem remover a película de gordura protetora da pele, causando ressecamento e até irritação das mãos.


Detergentes neutros




Os detergentes neutros são aqueles com pH próximo ou igual a 7, no ponto de equilíbrio entre a acidez e alcalinidade. A maior vantagem desse tipo de produto é a sua versatilidade.


Por ser neutro, ele age diretamente nas sujidades, mas sem prejudicar ou agredir as superfícies. Por isso, ele é recomendado para a maioria dos pisos, como cerâmicas, mármore, madeira, granito, porcelanato, laminados etc.


Um detergente neutro ideal para a limpeza geral é o Vero Clean. A sua composição neutra atua direto nas sujidades, sem agredir ou irritar as mãos e é indicado para limpeza geral de móveis e pisos.


Para louças, há, ainda, opções de detergente em pó, como o Blendol Max, ideal para superfícies e tecidos em área de manipulação de alimentos, já que limpa sem deixar perfume e sem agredir.


Outra opção é o detergente neutro Drax Lava Louças Concentrado, desenvolvido especialmente com ativos potenciadores de limpeza, mas sem agredir ou ressecar a pele das mãos.


Cuidados no manuseio


Apesar de alguns produtos serem desenvolvidos com ativos menos agressivos para a pele, é imprescindível o uso de EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, no manuseio de qualquer tipo de detergentes ou outros produtos.


Oriente os profissionais da limpeza no uso de luvas, botas emborrachadas, óculos de proteção e máscaras adequadas para o nível de toxicidade da limpeza.


Conte com a MaxClean!


A Max Clean é especializada em limpeza profissional. Trabalhamos com os melhores produtos, equipamentos e também oferecemos uma consultoria completa de limpeza.

E mais, analisamos, acompanhamos e desenvolvemos o plano de higiene ideal para o seu negócio, considerando todas as suas particularidades e necessidades.

Atuamos na região central do Brasil e temos uma equipe capacitada e pronta para te ajudar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!


56 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação