top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Quais os métodos de limpeza mais eficazes contra o coronavírus?

Processos como desinfecção, higienização, esterilização são fundamentais para manter os ambientes mais seguros da disseminação de vírus.

Uma das principais ações para a redução da transmissão da Covid-19 dentro de casa e, principalmente, em estabelecimentos, é a correta limpeza e desinfecção de superfícies e objetos. Dessa forma, os serviços profissionais de limpeza e higiene de alto nível são extremamente necessários e ajudam a manter os serviços essenciais funcionando em segurança.


Mas muitos se perguntam: quais são os métodos de limpeza mais eficazes contra o coronavírus? Como vivemos uma situação inédita, podem surgir muitas dúvidas sobre esse assunto, mesmo sendo algo do nosso dia a dia.


É importante você saber que o contato em locais como mesas, maçanetas, teclados, ou com pessoas doentes através do toque de mão, gotículas de saliva, espirro ou torre, contribuem para que mais indivíduos possam ser infectados. Por isso, a atenção da limpeza e higiene do seu estabelecimento deve abranger todos os possíveis locais de contato, incluindo o chão, corrimão, interruptores, superfícies, entre outros.


Essa limpeza pode ser feita de três formas. Saiba mais e entenda a sua função no combate ao coronavírus.



Diferença entre processos


A limpeza profissional tem como premissa três processos: desinfecção, higienização e esterilização. É importante saber o que cada um destes processos significa.


- Desinfecção: este método elimina praticamente todos os organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. Possui níveis de classificação (de simples a intenso) e alguns fatores que influenciam na eficácia do seu processo.


O método de desinfecção é o mais utilizado neste momento em que vivemos. Ele deve ser feito com uso e aplicação de um desinfetante de uso geral, produto que busca eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus, como a Covid-19.


- Higienização: corresponde ao processo que envolve a limpeza, seguida da desinfecção, na qual se faz a limpeza, retirando as sujidades do ambiente, e, na sequência, se aplica desinfetante.


- Esterilização: é o processo que “destrói” todos os organismos patogênicos (bactérias, fungos, esporos e vírus) mediante aplicação de agentes físicos, químicos e físico-químicos.


Trata-se do método mais eficaz de eliminação total de germes. Inclusive seus esporos, realizada através de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos, que deve ser utilizada em situações em que é necessária a máxima segurança, como em salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança, com a eliminação total dos microrganismos.



Capacitação


Todas essas etapas são bem executadas com treinamento e capacitação dos profissionais de limpeza. Ou seja, não pode ser feito por qualquer pessoa sem instrução para o correto protocolo de limpeza. É imprescindível a orientação constante de toda a equipe para a prevenção da transmissão de agentes infecciosos.


Desta forma, os profissionais devem proceder à remoção de sujidades e a desinfecção, para reduzir a carga microbiana nas mais diversas superfícies com a utilização de produtos devidamente regulamentados em todos os ambientes como medida preventiva.


A utilização de EPIs é obrigatória para a realização dos processos e todos os colaboradores devem ser treinados para utilizá-los corretamente. É preciso alertar também para a colocação dos dispositivos para proteção respiratória.



Conte com a MaxClean!

A MaxClean é especializada em limpeza profissional. Trabalhamos com os melhores produtos, equipamentos e também oferecemos uma consultoria completa de limpeza.


E mais: analisamos, acompanhamos e desenvolvemos o plano de higiene ideal para o seu negócio, considerando todas as suas particularidades e necessidades.


Atuamos na região central do Brasil e temos uma equipe capacitada e pronta para te ajudar. Clique aqui e fale agora mesmo com um dos nossos consultores!

33 visualizações0 comentário
bottom of page