• MaxClean

Profissionais de limpeza: quais requisitos ele deve cumprir?

Não é surpresa para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, seja para os que empregam ou para os que procuram emprego. As empresas precisam se esforçar para diminuírem seus custos e oferecerem melhores serviços aos seus clientes, mas para isso uma peça-chave é o desempenho e a produtividade de seus funcionários.

Para o profissional de limpeza, além de questões mais gerais como assiduidade e pontualidade, que permeiam todo o mercado de trabalho, alguns outros itens têm uma importância profunda para melhorar o seu desempenho e, por conseguinte, o desempenho da empresa.

Quais as qualificações que um profissional de limpeza tem de ter? Como melhorar o ambiente de trabalho e motivar seus funcionários a se dedicarem ainda mais durante o serviço? E o que pode ser feito para a empresa reduzir seus custos? Continue com a gente e descubra tudo isso e muito mais!


Higiene é tudo



Na hora de contratar um funcionário a empresa avalia diversos aspectos para tentar identificar se aquela pessoa será uma boa adição à sua equipe. Ela é recomendada pelos seus antigos empregadores? Qual a sua experiência prévia naquele ramo de trabalho? Ela já realizou cursos e treinamentos por fora? Entre outras coisas.

Mas alguns fatores importantíssimos só vêm à tona após a pessoa ser contratada. A higiene pessoal é um deles. Para um profissional de limpeza é imprescindível o cuidado com a higiene pessoal, tanto por motivos de segurança quanto por conforto no ambiente de trabalho mesmo.

Um profissional de limpeza bem higienizado lava as mãos sempre que possível, evitando a transmissão de doenças para os seus colegas de trabalho. Em tempos de coronavírus todo cuidado é pouco, mas é importante lembrar que qualquer contaminação viral pode afetar profundamente a produtividade da sua empresa.

Primeiro porque o vírus pode ser passado de pessoa para pessoa, ocasionando uma perda enorme já que todos os funcionários doentes precisam ficar em casa até melhorarem. Segundo porque mesmo no caso de substituí-los por mão-de-obra temporária a produtividade nunca é a mesma, já que as novas contratações vão precisar se habituar com o ambiente de trabalho e aprender os processos internos.


Profissionais bem qualificados fazem toda a diferença



Mas para além da higiene pessoal outro fator que pode fazer toda a diferença são os treinamentos para qualificar sua mão-de-obra. Algumas pessoas pensam que isso é apenas mais um item na balança de pagamentos da empresa, mas é aí que se enganam.

Quando você investe na educação do seu profissional você tira ele da zona de conforto, estimulando-o a se desenvolver e se dedicar mais em sua empresa. Isso significa um trabalhador mais perspicaz, assíduo e até mesmo grato, já que todo treinamento agrega valor à sua força de trabalho mesmo que ele eventualmente saia da sua empresa.

Funcionários bem treinados e motivados também podem dar feedbacks valiosos sobre o estado da sua empresa. Podem oferecer possíveis soluções para os problemas que encontram e, assim, aumentar a produtividade geral do seu negócio.

Mas claro que, para isso, é preciso incentivar os funcionários a opinarem sobre o estado atual das coisas no trabalho e de fato ouvir o que eles têm a dizer a respeito. Isso também ajuda a valorizar o profissional e quando ele se sente valorizado a rotatividade de pessoal diminui bastante.

Isso é um benefício que não pode ser subestimado: muitas empresas têm dificuldade enorme de manter seus funcionários. Por isso elas precisam gastar muitos recursos buscando nova mão-de-obra, resolvendo todas as burocracias envolvendo as novas contratações e repassando os processos internos para as novas contratações. Isso representa uma perda enorme de produtividade.


O que mais pode ser feito?



Existem muitas coisas que seu negócio pode fazer para trazer mais eficiência à limpeza. Produtos de limpeza profissionais e terceirização da mão-de-obra dos profissionais de limpeza, por exemplo, podem reduzir os seus custos e melhorar a qualidade da limpeza.

Para saber tudo relacionado à limpeza no trabalho e tirar essas e outras dúvidas, conte com todo o apoio da Max Clean. Fale já com um de nossos consultores especialistas e siga a Max Clean nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog!

10 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação