• MaxClean

Limpeza de hotéis: como fazer com qualidade


A limpeza de hotéis não é uma tarefa fácil. Para que ela tenha qualidade, diversos fatores devem ser levados em consideração.


Pense bem: o ramo do turismo é moldado pela experiência. Da escolha do destino ao local de estadia, o viajante vai sempre buscar pelo melhor equilíbrio entre custo e benefício. Ou seja: ele vai considerar os preços e a qualidade para ter a melhor experiência possível.


Para isso, a consulta por reviews na internet é crucial. As indicações também são muito importantes. Assim, o hotel deve sempre estar apto a proporcionar a melhor estadia para todos os hóspedes, fazendo com que a qualidade se torne constante e os erros sejam evitados.


Um dos principais aspectos determinantes da qualidade dessa experiência é a limpeza. Independente do tempo da reserva, o hotel tem o dever de realizar a higiene de forma exímia. Afinal, aquele espaço irá servir como uma forma de moradia por certo tempo para diversas pessoas e deve sempre estar em boas condições.


E como garantir essa limpeza de qualidade? Continue a leitura! Vamos explicar em 4 passos.


1) Considerar as especificidades de cada local


Para alcançar uma não apenas boa, mas excelente limpeza de hotéis, é imprescindível que todos os espaços sejam minuciosamente considerados e analisados.


Os hotéis, pousadas e motéis podem ser compostos por quartos, áreas de lazer, banheiros, restaurantes, academias, lavanderias, entre outras locais, sendo que cada um deles terá suas próprias especificidades em termos de higiene.


Cada espaço específico também terá diferentes minuciosidades e todo cantinho deve ser considerado, por mais inofensivo que possa ser erroneamente julgado.


Os produtos destinados ao quarto podem não ser os mesmos do restaurante, por exemplo. Bem como a frequência e processos de limpeza necessários em cada um, o que nos leva ao próximo passo:


2) Estabelecer e seguir uma rotina de limpeza (cronograma de limpeza)


Para que o hotel tenha uma higiene de qualidade, além de atentar para as especificidades de cada local, também é imprescindível estabelecer e seguir à risca rotinas e processos de limpeza.


Isso é feito a partir do conhecimento das necessidades específicas de cada local que dissemos acima. E além delas, também é preciso considerar outras variáveis, como tamanho de cada área, horário da presença e ausência de hóspedes, temporadas e épocas do ano.


No verão, por exemplo, por ser normalmente a época de alta temporada em diversos destinos, devido ao aumento do fluxo, a frequência da limpeza também poderá sofrer um acréscimo. Por isso, o gestor ou pessoa responsável pelo planejamento da limpeza precisa analisar todas essas questões para elaborar uma rotina de higiene certeira e de qualidade.


Assim, será possível estipular a frequência em que a higienização se fará necessária em cada área, pessoas responsável por cada função e quais produtos e equipamentos serão utilizados. Essas informações devem ser dispostas em um cronograma de limpeza que irá guiar os funcionários da higiene no seu dia a dia.


Para garantir a qualidade e evitar erros, na hora de elaborar esse cronograma, também é importante deixar um espaço para o registro e documentação de cada ação.


3) Treinamento da equipe


A equipe responsável pela limpeza precisa receber todas as instruções necessárias para a realização adequada do seu trabalho. Isso inclui as informações do cronograma e outras questões, como modos de uso de cada produto, cuidados específicos e a importância do uso de EPIs.


Com funcionários capacitados, evitam-se erros e alcança-se uma higiene de maior qualidade.


O direcionamento geral a respeito da importância de se garantir boas condições do ambiente deve ser feito para toda a equipe do hotel. Apenas assim esse cuidado com os hábitos de higiene serão um fator legítimo da cultura do estabelecimento.


Com todos agindo em prol dessa garantia, fica muito mais fácil de manter e proporcionar um ambiente de qualidade para todos, seja para os funcionários ou para os hóspedes.

4) Uso de produtos de qualidade


O passo final para garantir uma limpeza de hotéis de qualidade é utilizar única e exclusivamente produtos com ação garantida. Soluções caseiras e produtos clandestinos devem estar fora de qualquer cogitação.


Para que os agentes infecciosos sejam adequadamente eliminados das superfícies, os produtos adotados precisam ser validados pelos órgãos fiscalizadores pela sua eficácia e segurança, como a ANVISA.


É o caso dos produtos profissionais de limpeza, que possuem essa ação garantida, exterminando a maior parte dos patógenos. Claro, sempre quando utilizados nas diluições e quantidades adequadas.


Eles ainda são mais eficazes e econômicos. Isso porque possuem uma quantidade maior de princípio ativo, fazendo com que menos produto seja necessário para uma limpeza de qualidade.


Assim, você garante bem-estar, segurança e saúde à equipe do seu hotel e aos clientes, e ainda cuida do seu bolso!


Para uma boa limpeza no seu hotel, conte com a MaxClean!


A MaxClean é especializada em limpeza profissional. Sabemos de tudo sobre higiene, temos uma ampla carta de produtos e podemos te ajudar.


Seja para estabelecer uma boa rotina de higiene, saber quais produtos utilizar ou como treinar a equipe, conte com a gente.


Atuamos na região central do Brasil e temos uma equipe capacitada e pronta para te ajudar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!


Facebook | Linkedin | Instagram

43 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação