top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Limpeza de carpetes: como a negligência pode gerar problemas respiratórios


Aconchegantes, bonitos e de muita personalidade. Os carpetes abraçam os ambientes que ocupam, deixando-os mais convidativos e oferecem ainda mais conforto para quem trabalha no local.

Há registros de que essa peça tão peculiar surgiu há mais de 2.500 anos atrás, no Irã. A proposta inicial era aquecer as superfícies. Hoje em dia, os carpetes vão muito mais além: são objetos de design e devem ser tratados com bastante cuidado. No que diz respeito a limpeza então, nem se fala.

Ela deve ser minuciosa e realizada com frequência.

Continue com a gente e acompanhe as dicas que preparamos para a sua empresa ter um carpete sempre lindo e limpo.


Limpeza é sinônimo de saúde.


Sabia que muitas doenças respiratórias estão relacionadas a mofos e ácaros? Por exemplo, quem possui asma, sinusite ou rinite deve manter o carpete limpo constantemente para eliminar essas substâncias tão nocivas à saúde. Um carpete negligenciado pode se tornar um grande foco de doenças e afetar o bem-estar das pessoas que convivem com ele. No caso das empresas, a atenção deve ser redobrada.

A sua saúde e de seus funcionários está em jogo e isso impacta diretamente no bom funcionamento da sua empresa. Quando todos estão saudáveis, o grau de produtividade aumenta.

E, claro, não podemos esquecer dos clientes. Ao chegar na sua empresa, ele precisa ser recebido e isso também significa estar com o ambiente limpo, livre de mofo, ácaros, poeiras e sujidades.





A frequência da limpeza deve ser….


Um vez por semana ou de quinze em quinze dias. A limpeza periódica impede o acúmulo de ácaros e todos os tipos de poeira que acumulam no carpete. A princípio, você pode achar trabalhoso. Mas pense bem, é a sua saúde, de seus funcionários e clientes que está em jogo. E também, todo mundo adora chegar em um local e encontrar tudo limpo, não é mesmo?


Quanto tempo dura o processo de limpeza dos carpetes?

Isso vai depender de alguns fatores, por exemplo: a espessura, o comprimento, a cor, o estilo, o local do trabalho e até mesmo, qual a periodicidade de circulação das pessoas.


Deixe o ar circular pelo ambiente.

A circulação de ar é fundamental para a vitalidade do ambiente e das pessoas que o frequentam. Por isso, deixe portas e janelas abertas durante toda a manhã. No caso das persianas, suba-as para o ar fluir melhor. Caso sua empresa tenha cortinhas, amarre-as com um objeto apropriado e deixa a ventilação natural fazer o seu papel.


Deixe o sol entrar.

Falamos acima sobre a importância da circulação do ar da manhã por todo o ambiente de trabalho. Isso porque o sol ajuda a matar um pouco dos ácaros. Mas lembre-se: a entrada de sol não substitui a limpeza profissional, ela funciona como uma aliada nessa missão.


Como tirar manchas dos carpetes.

Xiii. Na hora da reunião, deixou cair uma xícara de café ou um copo de suco de uva no carpete? Calma, não entre em pânico. O segredo é limpar imediatamente, antes que a mancha seque e grude na superfície. Manchas molhadas são muito mais fáceis de limpar, mas é importante utilizar o produto de limpeza profissional correto.


Vale lembrar: Não é necessário encharcar o carpete com o produto. Utilize pequena quantidade e depois de realizar a limpeza na área manchada, passe um pano seco ou utilize uma secadora profissional para auxiliar no procedimento.





E no dia a dia de trabalho? Como realizar a limpeza do carpete?


Primeiro passo: Retire mobílias, mesas, cadeiras, todo e qualquer objeto de cima do seu carpete. Se for utilizar o aspirador de pó, passe-o no sentido das fibras de forma lenta. Desta forma, nenhuma particular irá escapar.

Esqueça os produtos clandestinos, receitinhas caseiras e milagrosas de limpeza. Tenha em mente que o ambiente precisa estar limpo e seguro, sendo assim, o investimento em produtos profissionais é necessário.


Procure saber o grau de profissionalismo do fornecedor de carpete.


Empresas responsáveis sabem que a limpeza dos carpetes é um item muito importante para o bom funcionamento da empresa e também para o bem-estar das pessoas. Por isso, pesquise com atenção antes de contratar o serviços. Desta forma, evita-se desgastes prematuros no carpete e aumenta o grau de durabilidade da peça.


Por que a limpeza profissional deve ser escolhida na hora de higienizar o seu carpete


Fornecedores de produtos de limpeza profissional sabem exatamente qual item deve ser utilizado para retirar todas as impurezas, ácaros, mofos e bactérias do carpete. Pode ter certeza, ao utilizar os produtos profissionais, você percebe a diferença com nitidez:

Por serem concentrados, os produtos profissionais duram muito mais. Isso é sinônimo de economia para você e de qualidade para sua limpeza.


Quando falamos sobre a saúde das pessoas que convivem em locais com carpetes, devemos levar em consideração os produtos que são utilizados para limpá-los.


Em geral, produtos de supermercado são compostos por diversos componentes químicos, um dos grandes inimigos para a saúde. Afinal, não adianta nada limpar o local se os produtos utilizados afetarem o seu bem-estar e das pessoas, não é mesmo? Por isso, mais uma vez, os produtos de limpeza profissional são ideias. A composição é segura e não afeta, de forma alguma, a saúde.


Todos nós sabemos os impactos que os produtos de limpeza causam no meio ambiente. Porém, existe uma saída. Por não possuírem componentes nocivos a natureza em sua composição, os produtos profissionais e ecológicos são perfeitos para manter o ambiente limpo e respeitar o meio ambiente ao mesmo tempo.


O treinamento da equipe de limpeza também é extremamente importante para uma higiene eficaz e que preserve o ambiente de trabalho. Para um resultado positivo, os funcionários encarregados da função devem receber uma consultoria de limpeza, com as instruções necessárias e precisas.


Como a Max Clean pode te ajudar?


A Max Clean é especializada em limpeza profissional. Trabalhamos com os melhores produtos, equipamentos e também oferecemos uma consultoria completa de limpeza.

E mais, analisamos, acompanhamos e desenvolvemos o plano de higiene ideal para o seu negócio, considerando todas as suas particularidades e necessidades.


Atuamos na região central do Brasil e temos uma equipe capacitada e pronta para te ajudar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!

137 visualizações0 comentário
bottom of page