• MaxClean

Indústria de alimentos: como fazer a higienização correta destes ambientes?

Você sabe como limpar de maneira eficiente e segura os espaços que compõem uma indústria de alimentos? Descubra aqui!


A limpeza em ambientes é crucial para garantir a segurança das pessoas, e em indústrias de alimentos ela se torna ainda mais essencial. Afinal, locais que produzem comidas devem ser limpos e higienizados para assegurar a saúde de todos, certo?


Diante dessa demanda, decidimos criar este artigo destacando a necessidade de realizar os procedimentos corretos de limpeza e indicar alguns cuidados de como fazer o processo de higiene de forma eficiente. Boa Leitura!


A importância da limpeza na indústria de alimentos


Empresas com foco na produção de alimentos devem passar longe de quaisquer problemas com a falta de higiene nos ambientes, evitando contaminações e perda de produtividade, além, é claro, de problemas com as leis e órgãos de fiscalização e ações prejudiciais às pessoas.


Diante disso, é importante focar nas normas sanitárias em todas as etapas do processo, desde o recebimento da matéria-prima e produção até o despacho do produto e entrega ao consumidor final.


Lembrando que vários órgãos atuam em normas de manipulação e distribuição de alimentos, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Mapa (Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento) e os departamentos de vigilância sanitária estaduais e municipais.


6 cuidados na higienização de ambientes da indústria de alimentos


Confira alguns dos principais cuidados que devem ser tomados nos ambientes onde a produção de alimentos é realizada:


1 - Os itens de limpeza utilizados nestas áreas devem ser de uso exclusivo para higienizar este ambiente. Se ficar mais fácil, identifique-os com cores específicas ou etiquetas.


2 - O cuidado com a higienização do ambiente e dos utensílios utilizados na produção de alimentos com ingredientes deve ser redobrado. Deixe tudo separado para evitar uma possível contaminação cruzada.


3 - Evite a utilização de panos de prato para a produção de alimentos. Invista sempre em panos descartáveis, evitando possíveis contaminações.


4 - Mantenha as esponjas utilizadas na limpeza de utensílios e ambientes sempre secas e higienizadas, sem resíduos de alimentos ou umidade. Além disso, troque-as de maneira frequente.


5 - Que tal montar um cronograma de procedimentos de limpeza e registrar as atividades em planilhas? Essa é uma ideia bem eficaz de garantir que tudo está sendo feito por completo, sem esquecimentos.


6 - Limpe todos os espaços sem exceção (chão, teto, paredes, superfícies, etc.). Além disso, foque na limpeza dos utensílios para que estejam sempre impecáveis. Se os utensílios utilizados não são bem higienizados, a sujeira é espalhada, ao invés de ser eliminada.


Conte com a consultoria gratuita da MaxClean!


Nós podemos ajudar você a tornar os processos de limpeza e higienização da sua indústria de alimentos ou de outro segmento mais eficientes e seguros. Contamos com um programa gratuito de consultoria em limpeza profissional, onde você tem à disposição um de nossos consultores para entender, analisar e sugerir ações voltadas à limpeza, com o melhor custo-benefício do mercado.

Assim, ficará ainda mais fácil entender quais as melhores soluções para o seu negócio, explicando tudo na hora de contratar uma equipe capacitada.


Clique aqui e agende seu atendimento especializado agora mesmo.

19 visualizações0 comentário