top of page
  • Foto do escritorMaxClean

EPIs para limpeza empresarial: conheça os mais utilizados


Os EPIs são os companheiros indispensáveis de qualquer tarefa de limpeza. Veja quais são os benefícios de alguns dos mais utilizados!


Entre os muitos cuidados que envolvem a limpeza profissional está o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Eles oferecem segurança aos trabalhadores e permitem que tenham o conforto necessário para fazer o melhor serviço possível. 


Portanto, são fundamentais para promover um ambiente seguro e bem higienizado em todos os âmbitos! A seguir, conheça a função e os benefícios de utilizar alguns dos EPIs mais comuns. Boa leitura! 


EPIs: o que são?

Antes de mais nada, é sempre importante relembrar o significado desse termo: os Equipamentos de Proteção Individual são acessórios de uso pessoal que têm a finalidade de proteger os profissionais da limpeza contra possíveis riscos durante a operação, como o contato com químicos fortes ou quedas. 


Eles são obrigatórios segundo a legislação e a empresa que não promover a utilização desses itens estará infringindo normas, prejudicando a segurança da sua equipe e sujeita a sanções legais. 


Principais EPIs e suas funções

Descubra mais sobre alguns dos equipamentos mais necessários na higienização de empresas:


  • Luvas

Os produtos de limpeza podem causar reações alérgicas ou até mesmo queimaduras na pele, por isso, as luvas de proteção formam uma barreira física fundamental. Além disso, também agem contra a contaminação por vírus e bactérias. 


Existem diversos tipos, cada um para uma tarefa: as descartáveis são usadas na limpeza geral, mais leve. As nitrílicas oferecem proteção maior contra agentes biológicos e químicos. Já as em PVC são ideais para o trabalho com substâncias como solventes, graxa e óleos. Ao lidar com agentes abrasivos e escoriantes, as luvas de raspa são necessárias. 


  • Máscaras de proteção

Protegem o nariz e a boca contra a aspiração e a ingestão acidental de elementos químicos e poeira. Dessa forma, protege de problemas respiratórios e crises de asma ou rinite. 


Em ambientes com partículas muito finas de resíduos, a máscara com respirador é necessária. 


  • Óculos de segurança

Formam uma barreira protetora ao redor dos olhos, impedindo respingos de produtos e contato com a poeira. Evita ardência, vermelhidão e até mesmo lesões oculares graves. 


  • Aventais e roupas de proteção

Também tem a função de proteger o corpo contra os respingos de produtos de limpeza e da água suja contaminada. No caso dos uniformes, podem ser impermeáveis, oferecendo uma defesa ainda maior e fundamental para certas tarefas. 


  • Calçados de segurança 

As botas antiderrapantes são necessárias para, assim como os outros EPIs, formar uma barreira física, protegendo a pele. Mas, além disso, elas ajudam a evitar acidentes, como quedas em ambientes molhados. Como praticamente todas as tarefas de limpeza envolvem líquidos, elas são fundamentais. 


Saiba mais sobre as boas práticas de limpeza profissional

Em nosso blog, você encontra outros conteúdos como esse, para facilitar e otimizar a higienização na sua empresa. 


5 visualizações0 comentário
bottom of page