top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Entenda os perigos do hipoclorito para a saúde

Você pode estar usando hipoclorito na limpeza da sua empresa e nem sabe. Cuidado, ele pode causar danos à saúde. Saiba mais sobre esse assunto!

O hipoclorito de sódio está presente em diversos produtos de limpeza, entretanto, o uso de forma inadequada e excessiva traz muitos malefícios à saúde e ao meio ambiente.


Mesmo sendo um item utilizado de forma frequente, em todos os tipos de ambientes, principalmente empresariais, ele pode acabar trazendo prejuízos na higiene, bem como à rotina das pessoas.


Entenda o que é o hipoclorito e conheça os males que ele causa, bem como as misturas perigosas e os cuidados ao manusear o produto.


O que é hipoclorito de sódio?


É um composto químico com ação desinfetante e alvejante para superfícies em geral. Ele não é um produto em si, mas faz parte da composição, como a da água sanitária, tradicional nas listas de materiais de limpeza em empresas.


Sua fórmula é a combinação de cloro com hidróxido de sódio, transformando o hipoclorito em um agente oxidante capaz de eliminar vírus, bactérias e microorganismos de maneira eficaz.


Lembrando que a popular água sanitária é vendida em soluções de quantidade com até 2,5% de hipoclorito de sódio, sendo comercializada em qualquer lugar (supermercados, quitandas, farmácias, mercados de bairro, etc.).


O hipoclorito pode prejudicar a saúde das pessoas


Os maiores riscos à saúde relacionados a produtos com composição de hipoclorito de sódio estão ligados à ingestão ou ao contato com os olhos, uma vez que possuem ação corrosiva.


Além da exposição direta ao químico, o surgimento de doenças respiratórias e infecções também podem estar associadas ao contato com o item de limpeza.


A prova é um estudo publicado na Occupational & Environmental Medicine, onde pesquisadores examinaram mais de 9 mil crianças, entre 6 e 12 anos, o qual descobriram que a frequência de infecções entre elas estava ligada a quantidades mais altas de uso de água sanitária.


ATENÇÃO: o hipoclorito NÃO é sustentável


Além de fazer mal à saúde e à integridade física das pessoas, o hipoclorito também prejudica o meio ambiente, uma vez que seu composto NaClO reage de forma química com outras substâncias presentes na água.


Além disso, a eliminação incorreta dos resíduos do produto, na rede de esgoto, por exemplo, prejudica os rios, onde o produto vai se misturar com outros compostos, criando substâncias prejudiciais às pessoas e à natureza.


Isso traz impactos negativos à qualidade da água, aos animais, às plantas e ao ecossistema em geral.


Cuidados ao manusear a substância


É necessário evitar o contato direto com a substância, utilizando luvas a seu favor na hora de manusear o produto, evitando que o mesmo toque a pele.


Caso a pele entre em contato com doses acima do recomendado, lave a região exposta com água e observe os sinais que possam vir a surgir, como coceira ou vermelhidão. Se necessário, busque ajuda.


Adquira produtos amigos do meio ambiente e da sua saúde


A MaxClean ajuda a sua empresa a realizar os processos de limpeza de forma eficiente e satisfatória, indicando produtos de marcas parceiras que são sustentáveis, econômicos e não agridem a saúde do ser humano.


Clique aqui e conheça as soluções.

635 visualizações0 comentário
bottom of page