• MaxClean

Entenda a diferença entre limpeza, desinfecção, higienização e esterilização



Quando falamos em limpeza dos ambientes, muitas dúvidas surgem a respeito deste assunto. Quanto maior o cuidado, mais difícil a proliferação de vírus e bactérias, principalmente em locais com grande circulação de pessoas.


Por isso, a esterilização, a higienização, a desinfecção e a limpeza são fundamentais nas corporações, hospitais, comércios, entre outros.


Quer entender melhor cada um desses métodos? Então, continue no texto para conhecer mais sobre os processos e suas especificidades. Boa Leitura!


Quais são as diferenças entre limpeza, desinfecção, higienização e esterilização?


Todos esses métodos são fundamentais para qualquer empresa, afinal, um ambiente limpo garante maior credibilidade, confiança e segurança à saúde de quem frequenta o local.


No entanto, cada um destes processos possuem objetivos diferentes e são distintos em suas aplicações. Veja mais:

  • Limpeza

É a primeira etapa de todos os outros tipos de eliminação de sujeira. A limpeza prepara o local para que outro processo mais específico seja feito, como higienização, esterilização ou desinfecção.


Pode ser feita tanto manualmente, quanto por máquinas. Por vezes, leva produtos químicos, e é realizada de maneira superficial, como passar um pano em objetos, tirar pó das superfícies e aspirar o chão, por exemplo.

  • Higienização

A higienização, por sua vez, é feita de forma geral. Ela elimina as sujidades do ambiente, para depois ser aplicado o desinfetante. Dessa forma, esse método é considerado a união da limpeza com a desinfecção.


A prática desse processo deve ser feita em locais com grande movimento de pessoas e em superfícies de uso comum, como, por exemplo, o balcão da recepção da empresa.

  • Desinfecção

A desinfecção de um ambiente consiste na aplicação de produtos químicos desinfetantes, eliminando 99% de germes, bactérias, vírus e organismos que causam doenças. Este método é aplicado geralmente em locais da área da saúde, restaurantes e ambientes com grande circulação de pessoas.


No mercado, existem produtos específicos de desinfecção para cada segmento, garantindo maior eficácia e segurança operacional.

  • Esterilização

É um método “mais agressivo", que garante a eliminação total de bactérias, vírus e fungos por meio do uso de produtos esterilizantes que contenham agentes físicos, químicos e físico-químicos, cada um específico para determinados materiais e ambientes a serem esterilizados.


Este processo é aplicado em locais que tratam com a saúde e a vida de pessoas, como salas de cirurgia e hospitais em geral, já que elimina todos os organismos causadores de doenças.


Como aplicar os métodos da melhor forma?


Depois de conhecer tudo sobre esterilização, limpeza, higienização e desinfecção, você precisa saber qual é o método mais adequado para a sua empresa e como aplicá-lo da maneira mais eficiente.


Para isso, conte com a consultoria gratuita da MaxClean! Garantimos o suporte e a orientação especializada, assegurando melhoria nos processos de limpeza e indicando os materiais de higiene e equipamentos ideais para uma higienização de ambientes empresariais 100% completa. Clique aqui e veja como podemos ajudá-lo!


12 visualizações0 comentário