top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Dia Nacional da Saúde: veja como a limpeza contribui para uma vida saudável



Manter uma rotina saudável deve ser uma prioridade para todas as pessoas. Pensando nisso, foi criado o Dia Nacional da Saúde, lembrado no mês de agosto, que visa ensinar a população sobre a importância de adotar práticas sanitárias e ter um estilo de vida que beneficie o corpo humano.


A limpeza e a higiene fazem parte desses hábitos, afinal, elas são essenciais para nos proteger de doenças e garantir ambientes seguros. Quer entender qual a relação da higienização com essa data? Continue lendo para saber mais sobre a origem do dia e descobrir como tudo isso contribui para o bem-estar das pessoas.


Como surgiu o Dia Nacional da Saúde?


O Dia Nacional da Saúde foi inserido no calendário oficial brasileiro em novembro de 1967, através de uma ação dos Ministérios da Saúde e da Educação e Cultura, com a Lei nº 5.352, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os hábitos saudáveis.


Como homenagem e lembrança ao trabalho de Oswaldo Cruz, a data escolhida foi 5 de agosto. Médico e sanitarista nascido nesse dia em 1872, ele dedicou a sua vida ao combate de doenças como a febre amarela e a varíola, sendo uma parte importante da erradicação das epidemias dessas enfermidades.


Além disso, o profissional também fundou o Instituto Soroterápico Federal, com o objetivo de produzir soros e vacinas contra a peste bubônica, que assolava o país na época. Hoje, a instituição é conhecida como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Como a limpeza influencia na saúde?


Um dos trabalhos de Oswaldo Cruz era divulgar e ajudar a promover as condições higiênicas e sanitárias necessárias para manter o povo livre das doenças que colocavam o país em risco. Isso destaca o quão a limpeza foi e sempre será parte fundamental de uma vida mais saudável.


A higiene dos ambientes, dos alimentos e também a pessoal fazem parte disso. Veja qual é a importância de cada uma delas e saiba como as empresas podem integrar essas boas práticas em seu dia a dia:

  • Higiene pessoal

Tomar banho diariamente, escovar os dentes e usar roupas limpas são hábitos que devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa.


Porém, a higiene frequente das mãos é outra ação essencial, sendo uma das principais formas de prevenir a proliferação de doenças. As empresas podem contribuir fornecendo álcool gel em dispensers, especialmente em banheiros, refeitórios e recepções.


  • Limpeza do local de trabalho

Quem não gosta de trabalhar em um lugar limpo e cheiroso? Manter o ambiente profissional higienizado torna o serviço mais agradável e ajuda a evitar a contaminação com doenças infecciosas, eliminando bactérias, vírus e fungos.


A limpeza também traz conforto para quem sofre de alergias, motiva os colaboradores e contribui para o bem-estar mental da equipe.


  • Cuidado ambiental

Assim como a parte interna, os espaços ao ar livre que pertencem ou estão próximos da sua empresa merecem atenção. O acúmulo de lixo atrai animais e insetos que carregam microrganismos e podem ser venenosos, como ratos, baratas e escorpiões, portanto, deve ser evitado.


A falta de higiene cria as condições ideais para os transmissores de doenças como dengue, malária e leishmaniose. Para impedir isso, mantenha caixas d'água, baldes e tambores sempre tampados; e use lixeiras acionadas por pedal, que dificultam a entrada dos animais e evitam que os colaboradores precisem tocar no recipiente.


  • Higiene dos alimentos

Lavar frutas, verduras e legumes antes de prepará-los é essencial para evitar a contaminação de bactérias e fungos e retirar pesticidas, prejudiciais à saúde.


Armazenar os ingredientes da forma correta, mantendo-os protegidos de agentes contaminantes e fazendo com que durem mais também faz parte da higiene. Isso garante que os alimentos servidos sejam seguros para consumo. Além disso, os utensílios devem ser higienizados de forma adequada e frequente.


Garanta mais saúde para o dia a dia da sua empresa!


Conte com a nossa equipe para promover as melhores práticas de higiene no ambiente profissional.


Temos especialistas capacitados para oferecer suporte e orientações, indicando melhorias em todos os processos de limpeza.


Fale conosco clicando aqui.


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page