• MaxClean

Dia do Químico: conheça mais sobre a importância da profissão


Em nosso dia a dia, utilizamos e nos deparamos com diversos itens que contêm elementos químicos, desde remédios, alimentos e, é claro, produtos de limpeza. Nada disso seria possível sem o trabalho dos profissionais que produzem, fiscalizam e orientam o uso dessas substâncias.


No dia 18 de junho é comemorado o Dia do Químico e, para homenageá-los, preparamos um conteúdo especial sobre a data e a profissão. Boa Leitura!


Qual é a origem do Dia do Químico?


O Dia Nacional do Químico é comemorado em 18 de junho em lembrança à data da promulgação da Lei Mater dos Químicos (Lei nº 2800/56) em 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.


A norma regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Química, além de possibilitar que os químicos exercessem a função de fiscais em sua área de atuação. A celebração relembra e homenageia as conquistas da classe, valorizando o trabalho duro e fundamental desses profissionais.


A partir da Lei Mater, os químicos passaram a ganhar mais relevância no mercado de trabalho e a atuar mais a fundo na produção industrial, ajudando a aumentar a qualidade dos produtos nacionais e colaborando para a evolução técnico-científica do país.


Quais são as áreas de atuação de um químico?


Segundo a Lei Mater, existem as seguintes categorias de profissionais do segmento:


  • Técnicos em Química;

  • Bacharéis e licenciados em Química;

  • Químicos Industriais ou equivalentes;

  • Engenheiros químicos e suas especializações.


Juntas, possibilitam uma gama de cerca de 50 cargos, atuando em diversas funções. Eles podem trabalhar como:


  • Professores no Ensino Médio e Superior, nas disciplinas de Ciências Químicas;

  • No planejamento, criação e administração de laboratórios;

  • Como responsáveis técnicos por empresas do setor químico;

  • No controle de qualidade de produtos e matérias-primas;

  • Em órgãos de controle e fiscalização;

  • No comércio de produtos químicos;

  • Na agricultura;

  • Nas ciências forenses;

  • Em outros cargos no setor farmacêutico, de alimentos, químico, cosmético e têxtil.


Especialmente nos últimos anos, durante a pandemia, pudemos compreender a importância da profissão, pois os químicos atuaram e continuam atuando em diversas frentes de trabalho no combate ao Coronavírus. Eles estão envolvidos na fiscalização e produção de álcool gel e outros sanitizantes e na elaboração de cartilhas sobre o uso de produtos químicos na prevenção do vírus.


Qual a importância dos químicos para a limpeza?


O esforço e dedicação deles está presente em cada detalhe de todos os itens que são necessários para uma boa higienização de ambientes. Sem os químicos, seria impossível manter os espaços empresariais e domésticos bem cuidados, agradáveis, cheirosos e higienicamente seguros.


Além de serem os responsáveis pela criação das fórmulas, também garantem que os produtos sejam eficientes e elaboram orientações para a utilização adequada, que não ofereça riscos e possibilite a melhor limpeza possível.


Seguir à risca essas diretrizes é indispensável em qualquer contexto, especialmente no universo profissional, para zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores e dos clientes e pelo cumprimento das normas sanitárias.


Tenha tudo o que precisa para a limpeza empresarial na MaxClean


Além de oferecer uma linha completa de itens para higiene e limpeza de qualidade ímpar, também temos treinamentos e capacitações para o uso correto dos produtos químicos. Conheça o nosso trabalho com uma consultoria gratuita, clicando aqui.


7 visualizações0 comentário