top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Dia da Segurança dos Alimentos: descubra a importância da data



Consumir produtos seguros é fundamental, mas nem todos têm acesso a isso. Conheça a origem e o propósito do Dia da Segurança dos Alimentos.


Lavar bem os ingredientes, armazenar os alimentos em embalagens adequadas, mantê-los refrigerados… essas são algumas ações do dia a dia que ajudam na segurança alimentar.


Estas iniciativas ajudam a evitar contaminações, prevenindo o consumo de itens estragados ou que tiveram contato com microrganismos patogênicos.


Conheça o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e veja qual é a relação da data com a higienização adequada nos locais que lidam com a comida. Boa leitura!


O que é o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos?

A campanha internacional foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018. Estima-se que 420 mil pessoas morrem por causa de contaminação de alimentos anualmente no mundo, com 125 mil mortes sendo de crianças menores de cinco anos.


O objetivo da ação é trazer luz para a realidade da condição alimentar em todo o planeta, visando diminuir os problemas sanitários referentes à alimentação, para que esse número reduza cada vez mais.


Qual é a importância da segurança dos alimentos?

Evitar doenças e mortes causadas pela contaminação alimentar se tornou mais difícil ao longo dos anos, já que o ciclo da cadeia produtiva está cada vez maior. Um pequeno descuido em qualquer etapa pode pôr em risco a saúde dos consumidores.


Um ingrediente adicionado em quantidades erradas, um equipamento que não foi higienizado de forma correta ou sem a manutenção adequada são fatores que podem prejudicar.


Portanto, garantir a segurança sanitária desde o campo até o prato do consumidor final é responsabilidade de quem trabalha com produção, manipulação ou comercialização de alimentos. Assim, com a conscientização de todos os envolvidos poderemos reduzir os casos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).


Existem mais de 250 tipos de DTAs no mundo, geralmente ocasionadas por bactérias, vírus e outros parasitas. Os principais sintomas das DTA’s são: vômitos, diarreia, dores abdominais, dor de cabeça, febre, desidratação, entre outros. Em casos mais graves, podem levar a óbito.


Qual é a relação da segurança dos alimentos com a limpeza?

Em restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais e qualquer estabelecimento que lida com alimentação, o cuidado com a higienização e a desinfecção deve ser redobrado.


Evitar a contaminação cruzada precisa estar entre as prioridades dessas empresas, prezando pela saúde dos consumidores.


Isso não envolve apenas a higiene dos produtos, mas também das louças, dos utensílios, do ambiente e a higiene pessoal dos profissionais responsáveis pela manipulação desses alimentos. Além disso, inclui a conservação, o transporte correto dos ingredientes e expedição dos produtos até os pontos de comercialização


Ajudamos você a fazer a sua parte pela segurança dos alimentos

Cuide da saúde da sua equipe e do consumidor contando com uma empresa especializada em limpeza profissional. Oferecemos os melhores produtos e equipamentos, além de treinamentos para capacitar o seu time nas práticas adequadas de segurança sanitária.


Fale conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio!


14 visualizações0 comentário
bottom of page