• MaxClean

Desinfetante hospitalar: posso usar na minha empresa?



Com o cenário da COVID-19, muitos gestores passaram a se questionar a respeito das práticas de higiene de suas empresas e a cogitar o uso do desinfetante hospitalar. Afinal, o impacto das condições de limpeza dos ambientes se tornou ainda mais evidente.


Mas como garantir uma limpeza de qualidade? O desinfetante hospitalar é indicado para minha empresa? E se for, será que apenas o seu uso é suficiente para garantir excelência a esse processo?


Vamos responder a essas e outras perguntas ao longo deste artigo. Saiba mais!


→ O que é uma higiene de qualidade?


Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que caracteriza uma higiene de qualidade.


Só é possível fazer isso compreendendo que o processo de higienização é muito mais amplo do que aparenta. Ele é composto pela limpeza e desinfecção, que são dois processos distintos e igualmente necessários:


> Limpeza: é responsável por eliminar as sujidades físicas das superfícies, como papéis, poeira e fragmentos de alimentos. Pode ser feita com vassoura, mop e deve alcançar os cantinhos mais distantes e aparentemente inofensivos. Ela também é importante para manter a livre circulação do ambiente, evitando acidentes e melhorando a produtividade da sua equipe.


> Desinfecção: é responsável por remover a maioria das sujidades microscópicas dos ambientes, ou seja, os agentes infecciosos, como vírus, fungos e bactérias. Pode ser feita por produtos químicos adequados e é essencial para garantir a qualidade do que é produzido e a saúde dos colaboradores e clientes.


Assim, uma empresa que realiza uma higiene de qualidade é aquela que faz com êxito tanto a limpeza quanto a desinfecção.


Também existe a esterilização, que é o processo responsável por eliminar todo o espectro de microrganismos. Porém, ela não é realizada em todas as empresas, destinando-se a hospitais, clínicas de estética e salões de beleza.





→ Como alcançar uma higiene de qualidade?


Nas organizações, independente do segmento, a higiene pode influenciar na saúde dos colaboradores e clientes, na produtividade da equipe, na qualidade do que é produzido ou prestado e na popularidade do negócio.


Por tudo isso, ela deve sempre ser muito bem feita, ou seja: ter êxito na limpeza e desinfecção. E como alcançar essa qualidade? A resposta está em três passos:


1) Adotar produtos profissionais


Os produtos utilizados na higienização da sua empresa devem ter ação garantida, ou seja: eliminar os microrganismos nocivos à saúde.


Os produtos de limpeza profissional são, sem dúvidas, a melhor indicação. Eles são validados pelos órgãos fiscalizadores pela sua segurança e eficácia! Assim, não representam um risco à equipe de limpeza, aos clientes e possuem poder de desinfecção certeiro.


Os produtos profissionais ainda são mais econômicos e possuem melhor custo x benefício. Eles não precisam ser utilizados em grandes quantidades e precisam de menor quantidade de água, o que, além de trazer redução dos gastos, também cuida do planeta.


2) Ter uma rotina bem definida e seguida à risca


Para que a sua empresa realize adequadamente a limpeza e a desinfecção, além de adotar bons produtos, também é imprescindível estabelecer e seguir uma rotina limpeza minuciosa.


Isso é feito a partir da observação das especificidades do seu negócio. Diferentes quesitos vão precisar ser levados em consideração, como tamanho do estabelecimento e de cada área, horário de funcionamento, horários de pico.


Assim será possível estipular a frequência em que a higienização se fará necessária em cada parte, quais produtos serão utilizados e pessoas encarregadas por cada função. Todas essas informações deverão estar dispostas em um cronograma de limpeza para que a sua equipe e você, como gestor, possam ter controle.


3) Treinamento da equipe

Para que os produtos possam ser adequadamente utilizados e a rotina seguida, é preciso ter uma equipe de limpeza muito bem alinhada.


Todas as especificidades precisam ser passadas para esses funcionários, como modos de uso de cada produto, possíveis diluições e suas quantidades, quais equipamentos utilizar etc.


Também não podemos deixar de citar a importância da conscientização dos demais funcionários da empresa. Afinal, todos devem contribuir para a salubridade do ambiente de trabalho.



→ O que é o desinfetante hospitalar?


Pense bem: as instituições de saúde estão sempre suscetíveis a contaminações. Afinal, todos os dias pessoas com saúde debilitada transitam e permanecem em seus ambientes. Por isso, os agentes infecciosos vindos dos pacientes, ou até dos próprios funcionários, devem ser eliminados com êxito.

O índice gritante de infecções hospitalares é um exemplo claro da importância e do impacto da limpeza nas instituições de saúde. Tendo a má higienização do ambiente e das mãos como uma de suas principais causas, esse acometimento é responsável pelo óbito de milhares de pacientes por ano no Brasil.


Por tudo isso, é preciso utilizar produtos que realizem a desinfecção com qualidade, segurança e que eliminem o maior espectro de microrganismos possível.


É o caso de desinfetante hospitalar. E quando profissional, vai ter ação ainda mais segura e certeira, reduzindo a transmissão de doenças, ocorrência de infecção hospitalar, infecções cruzadas e acidentes por intoxicação.


→ Oxivir: o melhor dentre os desinfetantes hospitalares

O desinfetante hospitalar profissional Oxivir, da Diversey, é o exemplo ideal de produto que garante essa segurança. Ao contrário do que o senso comum faz deduzir, desinfecção potente não necessariamente tem relação com o nível de toxicidade!

O Oxivir demonstra claramente isso, por permanecer potente e eliminar rapidamente um amplo espectro de microrganismos apresentando baixa toxicidade, sem irritar a pele, os olhos e prejudicar as superfícies.

Ele ainda agiliza o processo de higienização, por limpar ao mesmo tempo em que desinfeta. Sua embalagem prática também evita o desperdício, o que traz economia.

O Oxivir possui fórmula patenteada de peróxido de hidrogênio acelerado, o que, junto a seus outros ingredientes, resulta em uma mistura de alta potência germicida e performance na limpeza. Todos os seus ingredientes são listados como seguros pelos principais órgãos reguladores internacionais, como FDA e EPA.

Alguns exemplos dos agentes patogênicos que ele é capaz de eliminar são os vírus envelopados e não envelopados e microrganismos multirresistentes como MRSA, VRE e KPC. Isso tudo devida a sua ação fungicida, virucida, bactericida e tuberculicida.

O Oxivir possui diferentes versões: limpador desinfetante para superfícies fixas e limpador desinfetante de pronto uso para superfícies fixas, além de lenços umedecidos de diferentes tamanhos.


→ Utilizo na minha empresa?


A resposta é que você não apenas pode, como deve utilizar desinfetantes hospitalares na sua empresa. Como você pôde ver, eles eliminam uma gama maior de microrganismos e são mais seguros, o que com certeza vai levar mais tranquilidade e eficácia de higiene ao seu negócio.


Mas certifique-se de apenas adotar produtos profissionais! Como dizemos, o Oxivir é uma excelente opção. E lembre-se de também adotar os outros passos para adquirir uma higiene de qualidade: ter uma rotina de limpeza bem feita e treinar adequadamente a sua equipe.


Conte com MaxClean!


A MaxClean é uma empresa especializada em limpeza profissional e podemos te auxiliar a aperfeiçoar todo o processo de higiene da sua empresa.

Temos os melhores produtos profissionais do mercado, como o Oxivir, equipamentos de qualidade e todo o conhecimento para te ajudar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!


Facebook | Linkedin | Instagram



80 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação