top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Desinfecção, higienização e esterilização: entenda a diferença

Desinfecção, higienização e esterilização: três processos que têm a limpeza como premissa e que parecem iguais, mas, na prática, são diferentes.



Vamos entender mais sobre os três? Primeiramente, é importante saber o que cada um destes processos significa:


- Desinfecção: este método elimina praticamente todos os organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. Possui níveis de classificação (de simples a intenso) e alguns fatores que influenciam na eficácia do seu processo.


- Higienização: corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção, no qual se faz a limpeza, retirando as sujidades do ambiente, e, na sequência, se aplica desinfetante.


- Esterilização: é o processo que “destrói” todos os organismos patogênicos (bactérias, fungos, esporos e vírus) mediante aplicação de agentes físicos, químicos e físico-químicos.



Quando é necessário aplicar cada um destes métodos de limpeza?


Você sabe exatamente quando é necessário realizar os métodos de desinfecção, higienização e esterilização? Confira o que cada um faz e quando devem ser realizados.


A higienização corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção. É uma limpeza que retira as sujidades do ambiente - visíveis, e que, na sequência, recebe a desinfecção. Esse método deve ser feito em processos gerais, sempre que for necessária uma limpeza de utensílios, móveis, pisos e paredes.


O método de desinfecção deve ser feito com uso e aplicação de um desinfetante de uso geral, produto que busca eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus, como o novo Coronavírus. O processo é capaz de reduzi-los, acabando com um número maior de bactérias se comparado a limpeza comum. Deve ser feito frequentemente em espaços onde há acumulação maior de bactérias, como toalhas de banho, pias de cozinha, vasos sanitários, etc.


A esterilização é o método mais eficaz de eliminação total de germes, inclusive seus esporos, realizada através de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos, que deve ser utilizada em situações em que é necessária a máxima segurança, como em salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança, com a eliminação total dos microrganismos.



Higienização, desinfecção e esterilização: os principais combatentes do novo Coronavírus


Por serem métodos de limpeza extremamente eficazes, a higienização seguida da desinfecção e a esterilização são, atualmente, os meios mais eficazes de combater a Covid-19.


Realizando estes processos, aliados aos produtos corretos e ideais para cada um, é possível eliminar o vírus instalado em superfícies, espaços e qualquer outro lugar. Porém, eles precisam ser feitos de maneira correta e com qualidade em cada detalhe.


Locais e espaços que apresentam menores riscos e aglomeração podem receber a higienização e também a desinfecção, enquanto outros locais, como os próprios hospitais e espaços voltados à área da saúde precisam realizar desinfecção com produtos adequados e também esterilização.


De qualquer forma, todos os três métodos de limpeza são fundamentais e importantes sempre, principalmente em tempos de pandemia, o qual é necessário redobrar a atenção a estes cuidados.



Ajudamos você a realizar os procedimentos de limpeza adequados


Nós, da MaxClean, podemos ajudar a sua empresa a realizar os procedimentos adequados para o seu espaço de trabalho, indicando quais necessidades de limpeza, higienização, desinfecção e esterilização necessita sua empresa, além de apontar os produtos ideais que mais são eficazes para cada ação.


Entre em contato conosco e solicite uma consultoria MaxClean!


90 visualizações0 comentário
bottom of page