• MaxClean

Desinfecção de ambientes: quais produtos usar?



Dentre os mecanismos de combate à COVID-19, a limpeza profissional e a desinfecção de ambiente tornaram-se tarefas essenciais para proteger equipe e colaboradores e minimizar as chances de contágio do vírus.


Assim como manter uma distância segura, evitar aglomerações em espaços, higienizar as mãos com frequência e usar máscaras, a limpeza dos ambientes evita que os vírus se propague e, consequentemente, diminui as chances de transmissão entre as pessoas.


Um artigo publicado pelo The New England Journal of Medicine analisou o tempo de permanência do novo Coronavírus em superfícies e constatou que o microorganismo pode sobreviver por horas, e até dias, fora do corpo. Confira:


  • Aço inoxidável e plástico: a sobrevida do novo coronavírus é de 72 horas (3 dias);

  • Papelão: sobrevive por 24 horas (1 dia);

  • Cobre: sobrevive por 4 horas.


Além da sobrevivência do vírus, os especialistas alertam que, durante esse tempo, os microrganismos ainda detém potencial de contágio. Portanto, caso uma pessoa assintomática espirre na mão e encoste em uma bancada de plástico, o vírus alojado pode ser perigoso por até 72 horas, por isso, uma rotina de limpeza adequada para a desinfecção das superfícies é fundamental para conter o espalhamento da COVID-19.


Para fazer a desinfecção correta dos ambientes é necessário que alguns requisitos sejam seguidos, como a frequência da limpeza de cada ambiente, cuidados pessoais para evitar acidentes e a escolha correta dos produtos saneantes.


Quais cuidados devo ter antes da limpeza?


É importante estar atento às especificidades de cada espaço a ser desinfectado, afinal, cada ambiente tem uma rotina própria e uma finalidade única. Pense em um hospital, por exemplo, cujo ambientes vão desde o hall de entrada da recepção até salas de cirurgia e UTI.


Cada espaço vai demandar um cuidado exclusivo na hora de definir a limpeza e os produtos a serem usados na desinfecção, por isso, é ideal contar com o apoio de consultores especializados em limpeza profissional. Só assim você terá certeza de que o ambiente está limpo e livre de microorganismos danosos à saúde.


No caso dos centros de saúde, é ainda mais importante redobrar os cuidados com a limpeza, já que, no dia a dia, o espaço recebe pacientes, familiares, colaboradores e equipe médica. É fundamental que todos os detalhes sejam observados para evitar possíveis transmissões do Coronavírus.


Além disso, os produtos químicos saneantes usados para a limpeza dos ambientes podem ser tóxicos, ter cheiro forte e até causar queimaduras. É indispensável que sejam usados EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, na hora de realizar a desinfecção, são eles: luvas grossas, óculos de proteção, máscara de proteção, botas emborrachadas, e, dependendo do ambiente, gorros e aventais para evitar contaminação.


Após a limpeza, luvas e botas devem ser lavadas com hipoclorito de sódio a 0,5%, máscaras, aventais, gorros e máscaras - caso sejam reutilizáveis - devem ser lavados com água e cloro e os óculos de proteção devem ser lavados com água e sabão. Os EPIs são de uso obrigatório e essenciais para a segurança do profissional de limpeza.


Produtos recomendados para a desinfecção

A alta procura de saneantes tem ocasionado a falta de matéria-prima nas indústrias, como foi o caso do álcool em gel. Por causa disso, soluções caseiras têm sido usadas como alternativa para realizar a limpeza das casas. Entretanto, a Anvisa recomenda que a limpeza profissional só deva ser feita com produtos regularizados, ou seja, produtos testados e com eficiência comprovada. Saiba quais produtos usar:


1. Oxivir Five 16 Concentrate (J-Flex)




O Oxivir Five 16 é um potente desinfetante ideal para superfícies gerais, como pisos, paredes, superfícies como aço inoxidável, cromo, borracha e acrílico. Por meio da tecnologia AHP, é capaz de limpar e desinfetar com eficácia.


Desenvolvido com um novo princípio ativo, o peróxido de hidrogênio, seu principal diferencial é não ser abrasivo e nem tóxico, como outros produtos do mercado a base de hipoclorito de sódio.


2. J512


Desenvolvido exclusivamente para áreas de manipulação de alimentos, o J512 é um poderoso desinfetante que não compromete os produtos alimentícios. O dosador J-Flex garante que não haja desperdícios, liberando somente a quantidade certa.


3. Oxivir TB


Ideal para banheiros, o Oxivir TB também conta com a tecnologia AHP, desenvolvido com peróxido de hidrogênio, o que faz do produto menos abrasivo e tóxico do que o hipoclorito de sódio. Limpa e desinfeta superfícies como vidro, aço inox, acrílico, vinil, alumínio e laminados.


4. Soft Care Des-E


Não basta só limpar as superfícies, a desinfecção dos ambientes também se estende aos funcionários e clientes. Por isso, é importante fornecer produtos para a limpeza das mãos, como o álcool em gel antisséptico. O Soft Care Des-E é isento de perfume e contém propriedades alcoólicas de 70% - ideal para a limpeza.


Conte com a MaxClean!

A Max Clean é especializada em limpeza profissional. Trabalhamos com os melhores produtos, equipamentos e também oferecemos uma consultoria completa de limpeza.


E mais, analisamos, acompanhamos e desenvolvemos o plano de higiene ideal para o seu negócio, considerando todas as suas particularidades e necessidades.


Atuamos na região central do Brasil e temos uma equipe capacitada e pronta para te ajudar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!


21 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação