top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Descubra a melhor maneira de limpar diferentes tipos de piso



Quando falamos de limpeza empresarial, podemos dizer que os pisos são um dos pontos essenciais. A sua superfície está sempre visível e recebe um acúmulo de sujeira diariamente, por isso, a sanitização deve ser prioridade, para preservar o bem-estar dos clientes e colaboradores e transmitir uma imagem de capricho e higiene.


Porém, cada material precisa de cuidados específicos para estar sempre limpo e bonito, e ir contra os processos recomendados pode causar danos e prejuízos. Para evitar isso e manter os ambientes da sua empresa sempre impecáveis, continue lendo e descubra como limpar os pisos de cerâmica, porcelanato, laminados, mármore, granito e concreto!


Como limpar os principais tipos de pisos?

Veja algumas dicas de limpeza para diferentes pisos:

  • Cerâmica

Presente em banheiros e cozinhas, é um material bastante delicado, apesar de ser relativamente fácil de limpar. A cerâmica não deve ser lavada com produtos gordurosos, abrasivos, ácidos e à base de cloro, porque podem causar manchas.


Detergente neutro e água são suficientes, com a ajuda de um pano. Antes de limpar, certifique-se de que todo o piso esteja sem pó. Após a limpeza, usar uma cera própria para cerâmica ajuda a manter o aspecto original do material.

  • Laminados

Também são simples de limpar: tirar o pó no dia a dia e usar uma mistura de detergente e água já os mantêm higienizados. Líquidos em excesso podem causar danos aos laminados, portanto, a limpeza deve ser feita com panos apenas levemente úmidos com a solução de água e detergente.


Evite esponjas e vassouras de cerdas muito grossas, pois elas podem riscar a superfície. Ceras e polidores também não são recomendados, já que formam uma camada que cria manchas e oleosidade.

  • Mármore e granito

Apesar de belíssimas, as pedras naturais são delicadas. A sua superfície é bastante porosa e absorve líquidos com facilidade. Por isso, os produtos ácidos, gordurosos ou corrosivos também devem ser evitados.


Para a higienização, basta tirar a poeira e usar um pano macio com uma solução de água e detergente neutro.

  • Concreto

Nesse caso, a rotina de limpeza depende do tipo de acabamento do piso. Para o concreto polido, existem produtos específicos. Após remover a poeira, use um deles, de acordo com as instruções do fabricante.


Já para o concreto selado, a higienização é mais delicada. É preciso ter cuidado para não danificar a camada de material selante, evitando produtos mais agressivos. A mistura de água morna e detergente neutro entra novamente como a melhor opção.


O concreto não vedado, geralmente usado em locais externos, é mais resistente. Para limpá-lo, pode-se usar removedores de manchas, fosfato trissódico, vassouras de cerdas duras e até mesmo lavadoras de pressão.


Você está limpando os pisos da sua empresa do jeito certo?


Se ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer descobrir a melhor forma de higienizar o seu ambiente profissional, faça a nossa consultoria gratuita!


Conte com especialistas para encontrar as técnicas e produtos ideais para as suas necessidades. Entre em contato conosco aqui.


38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page