top of page
  • Foto do escritorMaxClean

Conheça o detergente certo para cada tipo de limpeza



Os detergentes, que vão além do produto usado para lavar louças, são verdadeiros coringas da higienização. Presentes em diversos processos, eles têm várias funcionalidades e estão disponíveis em vários tipos. Será que você usa o correto?


Acompanhe o texto para conhecer os diferentes detergentes para a limpeza institucional e descobrir para que cada um deles serve. Boa leitura!


Quais são os tipos de detergente?


Eles podem ser definidos de acordo com a sua função, mas a classificação mais comum é de acordo com o pH, categorizados em três grupos:


  • Estável, com pH de 7 - detergente neutro

  • Entre 7 e 14 - detergente alcalino

  • Entre 7 e 0 - detergente ácido.


O pH sempre estará descrito na embalagem do produto ou em sua ficha técnica. Antes de comprar, confira se o detergente escolhido tem a composição adequada.


Para que serve cada categoria de detergente?


Cada um tem uma finalidade específica, portanto, pode ser que mais de um tipo de detergente esteja presente na rotina de higienização de uma empresa. Veja para que usar cada um deles:


  • Detergente neutro

Aquele que você usa para lavar a louça, por exemplo, é um detergente neutro. Esse tipo de produto age apenas na sujidade, sem danificar a superfície, pois não tem ação corrosiva ou cáustica e não causa manchas.


Ideal para remover poeira, pó e outros resíduos superficiais não incrustados, pode ser aplicado em diversas superfícies, como cerâmica, madeira, vidro, mármore, granito, porcelanato, metais e plásticos. Atente para a diluição recomendada: entre 50 a 500 ml para cada 10 litros de água, dependendo da quantidade de sujeira.


  • Detergente alcalino

O detergente alcalino é uma opção mais potente do que o neutro. É eficaz para qualquer tipo de limpeza pesada, exceto contra resíduos de origem mineral. Quebra as moléculas de gordura com facilidade, por isso, é comum em restaurantes, sendo utilizado na higienização de fornos, grelhas, bancadas, fogões e outros equipamentos de cozinha.


Deve ser usado com cuidado para não agredir os objetos nem gerar danos à saúde. A diluição correta está entre 2 e 5 ml a cada litro de água. Se for feita da maneira errada, o detergente alcalino pode causar corrosões.


  • Detergente ácido

Agente químico fortíssimo, é utilizado apenas contra sujeiras minerais muito resistentes, como ferrugem e cimento incrustado. Tem ação desincrustante e não é recomendado para superfícies sensíveis. Ele também prejudica o meio ambiente, motivo pelo qual diversas instituições estão diminuindo o seu uso.


Antes de começar a limpar, certifique-se de que o detergente ácido é adequado para a finalidade desejada, para não danificar os objetos ou equipamentos. A proporção da diluição é de 5% a 10% e deve ser feita apenas por profissionais capacitados.


Lembrete importante: independentemente do detergente usado, contar com EPIs, como máscaras, luvas e botas e não misturar produtos químicos são práticas essenciais para garantir a segurança dos colaboradores e a eficiência dos processos.


Ainda não sabe qual é o melhor para você?


Se ainda tem dúvidas de qual detergente é o certo para o dia a dia da sua empresa, nós podemos ajudar!


Entre em contato conosco, faça uma consultoria gratuita e conheça as nossas soluções de limpeza especializadas para diversos segmentos.


36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page