• MaxClean

Conheça a importância da limpeza para o setor industrial


Quando você pensa no dia a dia de uma indústria, provavelmente imagina máquinas de produção, um grande estoque e uma logística superorganizada. Todos esses fatores são importantes para a produção industrial, mas, tem uma tarefa que é essencial e não deve nunca ser deixada de lado: a limpeza.


Para que tudo corra como o planejado e funcione da melhor forma possível, os processos de higiene devem ser valorizados. Descubra a seguir qual é a importância da limpeza para o setor industrial! Boa Leitura.


Por que a limpeza é importante para o setor industrial?


A rotina de higienização dos ambientes e equipamentos é indispensável e traz inúmeras vantagens. Veja algumas:

  • Proporciona segurança a colaboradores e clientes

Essa é a prioridade número 1 da limpeza: manter a saúde das pessoas. Um espaço limpo oferece menos riscos de acidentes e de contaminação por vírus e bactérias.

  • Ajuda a empresa a estar dentro da lei

Existem normas rígidas sobre higiene correta no setor industrial, de acordo com cada ramo, e elas devem ser seguidas à risca para garantir a qualidade dos produtos, oferecer segurança e evitar que a empresa seja penalizada.

  • Contribui para um ambiente agradável

Ninguém gosta de estar em um local sujo, não é? A boa limpeza cria espaços mais organizados e amistosos, além de passar uma boa impressão para os visitantes.

  • Melhora a qualidade dos produtos

Quando os itens são produzidos de forma higiênica, em um local que segue diretrizes específicas sobre a limpeza, automaticamente, se tornam melhores, especialmente quando se trata do setor alimentício.

  • Traz mais produtividade

Um local limpo também é mais organizado e, estar em espaços cheirosos e bem higienizados aumenta a satisfação dos colaboradores. A junção desses fatores faz com que a limpeza ajude a aumentar a produção de uma indústria.


Quais são os processos necessários na limpeza industrial?


Tudo se resume em dois principais procedimentos: a limpeza geral e a desinfecção. Veja mais sobre eles:


Limpeza geral: consiste nas práticas de higienização mais comuns, tirando toda a sujeira e resíduos aparentes, tanto das máquinas e equipamentos quanto dos pisos, por exemplo.


Desinfecção: só por que uma superfície pareça estar limpa não quer dizer que ela está, por isso, é preciso fazer uma limpeza mais profunda, eliminando possíveis agentes infecciosos e microorganismos, como vírus e bactérias. Existem produtos específicos para essa finalidade.


Sua empresa pode criar outros processos ou dividir esses dois em diferentes fases, mas, é imprescindível que essas duas etapas sejam realizadas. Saiba mais sobre a limpeza geral e a desinfecção clicando aqui.


Quais são os equipamentos mais utilizados na limpeza industrial?


Além dos itens de uso geral que todos conhecem, para limpar profundamente as máquinas e ambientes e garantir a segurança da equipe, é preciso contar com produtos feitos para isso. Conheça alguns:


  • Lavadora de alta pressão;

  • Carrinhos mop com lixeira, balde doblô e espaço para carregar equipamentos;

  • Máquina de sanitização;

  • Placas de sinalização, para evitar acidentes;

  • Panos, vassouras, rodos e mops adequados para a limpeza pesada;

  • Produtos químicos específicos para determinados tipos de resíduos.


Esses são os mais utilizados, mas cada ramo industrial conta com itens próprios para as suas necessidades.


Tenha a melhor limpeza em sua indústria com a MaxClean!


Agora que você já descobriu qual é a importância da limpeza para o setor industrial, melhore ainda mais esse processo em sua empresa com a nossa ajuda.


Entre em contato conosco, clicando aqui, e faça já uma consultoria gratuita.


18 visualizações0 comentário