• MaxClean

Conheça 5 dicas de sucesso para limpeza de cozinhas industriais

Espaços maiores, com grandes equipamentos e circulação frequente, a cozinha do seu restaurante precisa de cuidado redobrado na higiene.

A maioria das pessoas é bastante atenta à limpeza da cozinha de uma residência. Isso porque é o ambiente onde são produzidos os alimentos que irão garantir mais saúde e bem-estar para a família. Dessa forma, superfícies e equipamentos precisam estar adequados e limpos para não causar contaminação.


Imagine, então, como deve ser importante uma preocupação ainda maior nas cozinhas industriais. Como são espaços maiores, com mais equipamentos e com circulação frequente de pessoas, a limpeza e higiene correta merece cuidados redobrados. Tudo para que a cozinha do seu restaurante assuma o compromisso de oferecer o melhor para o cliente.


Você tem dúvidas sobre a importância da limpeza profissional na sua cozinha industrial? Separamos cinco dicas para você começar a pensar mais nesse assunto. Confira:



Tenha equipamentos adequados


Um erro é usar as mesmas ferramentas de limpeza de uso doméstico também em restaurantes. Esse procedimento não é indicado porque pode ocasionar em riscos de contaminação cruzada, ou seja, levando sujeira e microrganismos de um local para o outro. Dessa forma, é fundamental que a cozinha tenha os seus próprios equipamentos.


Atenção aos produtos de limpeza


Além disso, é necessário contar com produtos de limpeza adequados para as superfícies e no ambiente em geral. Nos utensílios e peças, por exemplo, o método mais recomendado é a lavagem com água e sabão. É indicado que esses materiais sejam enxaguados em água corrente e, após, imersos em água fervente por 15 minutos. Dessa forma, garantindo desinfecção por calor.


Também há uma série de produtos específicos de limpeza e desinfecção para esse ambiente, como detergentes, desinfetantes, desengordurantes, desincrustante, restauradores, removedor e desengraxante. Eles garantem segurança, eficiência e economia e também precisam ser aprovados por órgãos sanitários. Considere marcas que sejam de qualidade.


Tenha uma sequência de lavagem


Recomendamos que uma cozinha industrial abandone todos os tipos panos e também a varredura. Ao invés de eliminá-las, panos de prato e o chão concentram sujeira. Prefira a secagem natural, panos descartáveis ou com equipamentos próprios. A vassoura também não é uma aliada na cozinha do seu restaurante porque ajuda a alastrar ainda mais os detritos.


Dessa forma, a sua cozinha precisa ser higienizada com água e detergente. Ela deve iniciar de cima para baixo, começando pelas paredes e seguindo aos equipamentos, como fogões, grelhas, coifas, fornos e bancadas.


A atenção aqui é no momento de enxaguar. Próximo dos interruptores, você pode usar um plano úmido para remover o produto de limpeza. Deixe o piso por último e a dica é usar uma solução com sabão e água clorada. Isso porque o chão acumula gordura e restos de alimentos, além de sofrer contaminação por meio dos sapatos.


Planeje as atividades


A limpeza dos utensílios, pisos e equipamentos precisa ser diária. Mas outras ações podem ser organizadas por meio de um cronograma, separando o que é semanal e o que é mensal.


Todas as semanas, por exemplo, é importante desinfectar as áreas de descarte de lixo, checar e desinfetar os ralos (fonte de bactérias, fungos e causadores de mau cheiro), limpar e organizar geladeira se freezers e a dispensa.


Mensalmente, a sua cozinha precisa de atenção no sistema de ventilação, teto e caixas de gordura, evitando entupimento e grandes complicações.


Converse com a sua equipe


A sua equipe precisa cooperar para que tudo possa ser feito da melhor maneira. Por isso, ao colocar essas dicas em prática, também oriente sobre os procedimentos, para que estejam cientes. Se possível, monte manuais e deixe para consulta. E aposte também em treinamentos, para que cada um compreenda a sua função.



Percebeu como a limpeza de uma cozinha industrial requer disciplina e atenção? Dessa forma, o seu negócio garante a saúde dos colaboradores e clientes, proporcionando também uma boa imagem junto ao consumidor e sensações de bem-estar e aconchego.


E que tal você aumentar as chances de crescimento do seu restaurante com todas essas dicas? A MaxClean te ajuda a implementá-las. A empresa oferece um programa gratuito de consultoria que avaliará o seu local, suas características e poderá implementar a melhor solução custo-benefício para a limpeza do seu negócio.


Clique aqui e agende um horário com nossos consultores!

8 visualizações0 comentário

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação