• MaxClean

Como alcançar a melhor limpeza de condomínios?

Atualizado: Abr 14



A limpeza de condomínios é uma tarefa desafiante. Afinal, ele abrigam os lares das pessoas e por mais que os apartamentos ou casas sejam individuais, o complexo possui diversas áreas compartilhadas.

É imprescindível que todos esses ambientes proporcionem bem-estar, saúde e conforto aos moradores. Para isso, variados fatores precisam coexistir em harmonia e levar em consideração todas as particularidades de todo o ambiente. Afinal, ele é diverso e abriga uma grande quantidade de pessoas de diferentes idades, indo de recém-nascidos a idosos, além de pets!

E por serem compostos por locais compartilhados, o contato entre as pessoas pode ser constante. Sejam nas piscinas, elevadores ou academias, muitas pessoas podem permanecer ao mesmo tempo em um só ambiente, o que também eleva a possibilidade de transmissão de doenças contagiosas.

A melhor forma de evitar isso e assegurar a segurança dos moradores, é investindo em uma higienização de qualidade. Neste texto vamos explicar como alcançar essa excelência na limpeza de condomínios. Saiba mais!



As particularidades de cada área


Garagem, escadas, salão de festas, academia, piscina, áreas de lazer, área gourmet e hall de entrada são alguns exemplos das áreas compartilhadas. O primeiro passo para que a limpeza de condomínios seja eficaz é identificar e considerar as especificidades de cada um desses locais.

O síndico precisa discernir essas particularidades para, a partir delas, elaborar o melhor plano de higienização para o seu condomínio. Essas minuciosidades vão impactar na frequência, nos produtos e equipamentos utilizados para a limpeza.

Pense na academia como exemplo. É um ambiente que provavelmente será frequentado todos os dias, que é fechado, possui ar condicionado, diversos equipamentos que funcionam por meio do toque e que recebem suor. Caso a limpeza não seja adequadamente realizada, em uma frequência bem definida e com produtos com elevado poder de desinfecção, o ambiente pode constantemente se tornar inóspito e propício para a proliferação de doenças. É um risco que não vale a pena correr.

Agora considere as escadas. Como os elevadores costumam ser o principal meio de deslocamento nos condomínios, elas normalmente serão raramente utilizadas. Portanto, precisarão de uma frequência de limpeza muito inferior em comparação com a da academia.

Essas diferenças se estendem a todas as áreas do prédio. E é apenas com a observação constante e rotineira que elas serão identificadas. Assim, o tempo em que a limpeza deverá ser feita em cada local poderá ser estipulado com garantia, de acordo com os horários, dias e até meses em que o uso se torna mais assíduo. Afinal, existem diferentes variáveis que podem impactar nessa periodicidade, como as estações do ano, férias, datas comemorativas e eventos.

Também é preciso ficar de olho nas exigências dos órgãos fiscalizadores e garantir que elas sejam seguidas para evitar qualquer problema!





A rotina de limpeza


Após identificar as particularidades, será o momento de aplicá-las no desenvolvimento de um cronograma de limpeza. Ele vai especificar o que deve ser feito na rotina da higienização, incluindo os devidos locais, produtos, frequência (horários e dias) e pessoas encarregadas.

É preciso assegurar que esse cronograma seja seguido à risca. A limpeza de condomínios é muito séria, e apenas essa garantia pode evitar que a saúde e o bem-estar de diversas pessoas não sejam prejudicados.

O desenvolvimento e cumprimento da rotina depende do síndico, da sua supervisão e dos funcionários responsáveis pela limpeza.


O treinamento da equipe de limpeza


De nada adianta ter tudo bem planejado se não é colocado em prática. Apenas profissionais capacitados e devidamente orientados serão capazes de executar a rotina e os processos de limpeza de forma eficaz.


Para isso, eles precisam ser constantemente instruídos a respeito de todos os detalhes do trabalho. Isso inclui a explicação do cronograma adotado, dos procedimentos necessários, dos modos de uso dos produtos de limpeza, suas diluições e precauções.


As precauções incluem o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual). Eles garantem a segurança da equipe de limpeza, evitando que os funcionários sejam expostos a produtos e sujidades que possam prejudicar a sua saúde. Cabe ao síndico disponibilizar os equipamentos e realizar a reposição sempre que for necessário. A sua falta pode gerar consequências severas!


Quando uma equipe é bem preparada, as chances de erros são reduzidas e a capacidade de saber contorná-los com prudência, elevada. Afinal, apesar da qualidade dos processos, erros sempre podem acontecer e o diferencial está em uma equipe que é prontificada a agir e lidar com situações inesperadas.

Além disso, é importante sempre ressaltar a importância do cuidado com a conservação dos ambientes de uso comum para a durabilidade dos objetos, superfícies e para a saúde não apenas dos moradores, mas também dos próprios funcionários!


Essa orientação também deve ser direcionada aos moradores, para que eles se atentem para além do interior dos seus apartamentos, abrangendo todas as áreas coletivas. A fim de que esse cuidado possa ser devidamente executado, é preciso apostar em condições incentivadoras, como dispor lixeiras por toda a área do condomínio, realizar a coleta seletiva, orientar os moradores sobre o seu funcionamento e sempre adotar produtos de limpeza de qualidade.



Uso de produtos de qualidade


Para alcançar a excelência na limpeza de condomínios, além de considerar as particularidades de cada local, ter uma rotina bem definida e profissionais capacitados, é imprescindível adotar produtos de qualidade.


A higienização só é feita de forma eficaz quando as sujidades macro e microscópicas são eliminadas das superfícies. Aí é que mora o perigo: muitas pessoas acabam se atentando apenas para o que é visível, esquecendo-se do que não é visível a olho nu. É o caso dos microrganismos e são eles que podem apresentar a maior ameaça à saúde dos moradores e funcionários. Afinal, alergias, problemas respiratórios, gripe e doenças mais graves, como a Covid-19 são causadas por eles. Portanto, todo cuidado é necessário!


Para garantir o extermínio desses agentes infecciosos, que podem ser vírus, bactérias, fungos e protozoários, é preciso utilizar produtos que garantam a sua eliminação, ou seja: que realizam a adequada desinfecção do ambiente. Não é o caso das soluções caseiras e produtos clandestinos, pois eles não possuem eficácia comprovada e podem gerar uma sensação enganosa de limpeza, o que pode causar a transmissão em massa de doenças nos moradores e funcionários.


O melhor exemplo de insumos de qualidade são os produtos da limpeza profissional. Eles possuem ação garantida contra os microrganismos nocivos à saúde, desde que utilizados nas diluições e condições necessárias, e seguem as especificações dos órgãos fiscalizadores.


Assim, você assegura a melhor excelência para a higiene do seu condomínio e ainda é beneficiado em outros quesitos: os produtos profissionais são mais econômicos, sustentáveis e duradouros. As vendas e aluguéis de apartamentos também podem ser beneficiados, bem como a convivência entre os moradores!


Conte com a Max Clean!


A Max Clean é uma empresa especializada em limpeza profissional. Podemos te auxiliar a elaborar o melhor plano de higienização para o seu condomínio, a selecionar os melhores produtos e a treinar os seus colaboradores de forma eficaz.


Para melhorar a limpeza do seu condomínio, evitar a proliferação de doenças e melhorar a sua popularidade no mercado imobiliário, fale agora mesmo com um dos nossos consultores! Oferecemos soluções personalizadas, que seguem as necessidades de cada estabelecimento.

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!


Facebook | Linkedin | Instagram


23 visualizações

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - MaxClean
  • Facebook - MaxClean
  • Instagram - MaxClean

MAPA DO SITE

BRASÍLIA  61 3361-3330

GOIÂNIA  62 3294-1448

© Copyright 2017 MaxClean Comércio Serviços Imp. Exp. Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação