• MaxClean

Clínicas Estéticas: saiba quais produtos de limpeza usar nestes ambientes

Manter a clínica estética sempre limpa é fundamental para garantir credibilidade à marca e saúde às pessoas. Mas, quais produtos devo usar para isso? Saiba Mais!


A busca incansável pelo padrão de beleza vem crescendo e, com ela, aumenta o número de clínicas estéticas espalhadas pelo Brasil afora. Com a expansão deste segmento, é essencial se diferenciar nesse meio, ganhando seu espaço no mercado competitivo.


Neste sentido, buscar formas para se destacar é imprescindível. É aqui que entra em cena a limpeza e higienização de ambientes, que garantem uma imagem positiva à marca, transmitindo preocupação com a saúde das pessoas, além de espaços visualmente agradáveis, conquistando o público de vez.


Saiba como fazer isso da melhor forma, utilizando os produtos ideais e de qualidade para esse tipo de serviço!


Como fazer a limpeza de clínicas e consultórios?


Estes locais recebem um grande fluxo de pessoas e lidam com a saúde delas. Por isso, imagina-se que sejam sempre muito bem higienizados e limpos, principalmente nos dias atuais, em tempos de pandemia de Covid-19.


Nestes casos, é essencial que a limpeza de clínicas e consultórios seja feita de forma frequente e minuciosa. Higienização de banheiros, sala de espera, recepção, macas de clientes, máquinas e objetos compartilhados deve sempre ser feita.


Além disso, é de suma importância deixar em vista placas de conscientização com pedido de uso de máscaras, bem como disponibilizar álcool em gel ou álcool 70% em todo o ambiente para a higienização das mãos dos pacientes.


Quais produtos devo utilizar?


Antes de mais nada, é fundamental investir em limpeza profissional. Diante disso, é possível contar com produtos adequados, que, ao serem aplicados em cada tipo de ambiente, garantem resultados eficientes e precisos.


Os produtos ideais variam entre detergentes, alvejantes, desengordurantes, etc., ideais para cada tipo de piso e objetivo de cada espaço.


Ter o auxílio de tecnologia e modernidade dos equipamentos de limpeza também contribui para a prática se tornar mais dinâmica e eficiente. Dessa forma, além dos produtos e de uma mão de obra especializada, é indispensável oferecer condições ideais para o trabalho funcionar bem e gerar resultados.


A importância da higienização dos profissionais


Os profissionais que trabalham na clínica estética também devem estar atentos à limpeza. Ter sempre o jaleco limpo e trocar caso suje; utilizar EPIs como máscara e luvas; ter o cabelo sempre amarrado e limpo; utilizar roupa branca, que não demonstre sujeira; deixar sempre as toalhas limpas para uso.


Além disso, é importante higienizar as mãos antes e depois de todos os procedimentos, a cada paciente.


Sobre o descarte de materiais


Os resíduos de clínicas estéticas contêm grande risco de transmissão de doenças e infecções, já que os materiais utilizados para os tratamentos têm contato direto com secreções, sangue, pelos, cabelos, unhas, cutículas, entre outros.


Por isso, devem ser descartados de acordo com cada grupo:


A: resíduos com fluido orgânico (secreção, urina, sangue, etc), cateteres, entre outros, devendo ser descartados em sacos plásticos de cor diferente em lixeira de material resistente.

B: reagentes utilizados em laboratórios, antibióticos, resíduos de materiais de limpeza, etc., devem ser estocados em recipientes sólidos, para depois serem desprezados.

C: materiais que contêm radioatividade acima do padrão e que não podem ser reutilizados, como exames de medicina nuclear e radioterapia, com descarte feito em recipientes compatíveis e com a identificação do material radioativo de forma chamativa.

D: qualquer lixo que não apresenta risco químico, biológico ou radioativo, como materiais recicláveis, gesso, papéis, separados e descartados como recicláveis ou não recicláveis.

E: objetos e instrumentos perfurocortantes, como lâminas, agulhas, ampolas de vidro, bisturis, devem ser armazenados em recipientes rígidos e resistentes a furos, rupturas ou vazamentos, que contenham tampa e sejam identificados.


Conte com a ajuda da MaxClean


A limpeza é um fator fundamental para garantir saúde e proteção de todas as pessoas que frequentam a sua clínica estética. Quer uma limpeza eficaz com uso dos produtos corretos ao seu negócio? Profissionalize seus processos e conte com MaxClean.


Oferecemos atendimento personalizado e consultoria gratuita, revisando os processos do seu ambiente e dando soluções que garantem uma limpeza de qualidade em cada detalhe dentro do seu consultório.


Clique aqui e solicite a sua consultoria.


19 visualizações0 comentário