• MaxClean

A importância do uso de luvas em limpeza de ambientes

Por que usar luvas para realizar a higienização de espaços é tão importante e quais os tipos mais indicados para este serviço? Leia Mais!


Cada vez mais, é essencial que os profissionais que trabalham no nicho de higiene e limpeza adotem EPIs e demais itens que os auxiliem a realizar os serviços com segurança à saúde e proteção à integridade física.


Um destes itens, velho e já conhecido, mas ainda assim muito necessário, são as luvas. O seu uso é fundamental para ajudar a proteger o profissional, evitando riscos, como se machucar ou entrar em contato direto com germes, vírus e bactérias.


Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do uso das luvas e quais tipos estão disponíveis, abaixo, listamos algumas informações sobre o assunto, bem como dicas de utilização e segurança. Continue aqui e boa leitura!


Por que usar luvas na limpeza é importante?


Durante o trabalho, é comum o contato com altas e baixas temperaturas, bem como com agentes químicos e infecciosos que podem causar problemas. A luva, no entanto, é capaz de evitar isso.


Ela é um item de segurança na lista de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), consequentemente, primordial para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, que conseguem desempenhar suas atividades de forma protegida, com conforto e saúde.


De quais materiais as luvas são feitas?


Existem diversas opções de luvas disponíveis no mercado, feitas com materiais específicos para finalidades diversificadas. Confira as principais:


  • Neoprene: fabricada com borracha sintética, substituindo a natural, bastante usada em indústrias automotivas, químicas, de limpeza e alimentícia.

  • PVC: possui ótima resistência contra produtos químicos, abrasivos e cortes.

  • Látex: evita a penetração de líquidos, além de ser maleável e confortável. Muito usada em indústria agroindustrial, de higienização e limpeza.


As luvas de neoprene são bastante indicadas, mas as de PVC podem ser uma grande aliada para profissionais que trabalham com serviços pesados. Para os mais moderados, a luva em látex também é uma ótima opção.


Luvas de limpeza: dicas sobre utilização e segurança

  • Agentes de risco podem penetrar na luva à medida que a sua espessura sofre decréscimo - aumento da porosidade;

  • Respeite as recomendações do fabricante da luva e a ficha de segurança;

  • As luvas devem encaixar de forma correta nas mãos antes da realização do serviço;

  • Lembrar sempre de retirar joias antes do uso, segundo a Norma Regulamentar 32 (NR32), evitando danos à luva e a sua própria saúde;

  • Nos casos das luvas de látex, ao higienizar as mãos com álcool, é necessário deixá-las secar bem antes de usá-las, para não danificar o item.


Solicite agora mesmo a sua CONSULTORIA GRATUITA!


A nossa venda é consultiva, assim nossos especialistas poderão analisar e entregar as melhores soluções para a sua empresa. Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo!

33 visualizações0 comentário