top of page
  • Foto do escritorMaxClean

5 dicas com as melhores práticas para otimizar a limpeza de shoppings

Apesar da pandemia e do distanciamento social, os shoppings seguem como um dos locais mais frequentados pelo consumidor. Saiba o que fazer para levar mais segurança e proteção durante a experiência do cliente no seu estabelecimento.

Mesmo com a pandemia e o distanciamento social, os shoppings seguem como um dos locais preferidos dos consumidores. É um ambiente que reúne compras, alimentação e momentos de lazer em um só espaço. E essa movimentação pode aumentar se considerarmos a chegada do Natal e o desejo de fazer compras presenciais nessa época do ano.


Mas se a retomada das atividades nestes estabelecimentos é positiva para movimentar o comércio e garantir que os prejuízos econômicos sejam minimizados, ela também traz um alerta para a limpeza e higiene. Isso porque é fundamental que os locais adotem protocolos específicos para que a circulação de pessoas seja segura e evite a disseminação de vírus.


Pensando nisso, a MaxClean preparou cinco dicas sobre as melhores práticas para otimizar a limpeza nos shoppings e atrair anda mais pessoas pela sensação de segurança, permitindo um ambiente agradável, higiênico e seguro. Confira:



Cuidado na praça de alimentação


Um dos locais mais movimentados em um shopping é a praça de alimentação. Se antes da pandemia já era um setor que demandava cuidado com a limpeza e higiene, agora esse trabalho precisa ser ainda mais intensificado.


Uma dica é manter sempre uma equipe fixa nessa área, para que seja bem treinada e possa repetir os mesmos protocolos todos os dias. Assim, cuidando do recolhimento das embalagens, bandejas e da higienização das mesas.


Além disso, o shopping deve adotar separação e distanciamento das mesas e reduzir o número de cadeiras. Durante o dia, deve ser priorizada a higienização dos locais com panos e detergente neutro. No piso, deve-se manter o uso de mop, carrinhos funcionais e detergente. Isso vale para a área de alimentação e dentro dos restaurantes.



Atenção aos locais com muito contato


Além da praça de alimentação, a limpeza profissional em shoppings precisa intensificar a higiene em superfícies com muito contato, como escadas rolantes, corrimões e maçanetas, por exemplo. O ideal é manter um profissional à disposição para fazer a limpeza frequente desses locais. Muitos shoppings também mudaram as cancelas dos estacionamentos, acionando automaticamente, para evitar a necessidade de ativação manual.



Utilize os equipamentos adequados


Um fator relevante para atrair a confiança do consumidor é manter a limpeza constante, para que seja visível e represente segurança para o cliente. E isso pode ser feito com equipamentos adequados, principalmente na conservação dos pisos. As máquinas para limpeza são ótimas nisso. Elas limpam grandes áreas com menos esforço, mas mantendo a qualidade e a agilidade. Assim, evitam a necessidade de interditar alguns setores e permitindo caminho livre para o consumidor em todos os locais.



Funcionários treinados


Uma limpeza eficiente se faz com funcionários treinados e instruídos para atenderem aos protocolos. E eles precisam estar divididos em diferentes horários, cada um com a sua tarefa e de acordo com o local, tamanho do espaço e superfícies a serem limpas. A limpeza de um corredor é diferente da escada rolante, por exemplo. Assim como os banheiros e outros espaços precisam ter uma atenção individual para manter uma proteção correta.


Nesse sentido, a contratação de empresas especializadas e com equipes é fundamental. Os funcionários recebem a capacitação, conhecem os produtos no mercado e sabem manipulá-los corretamente.



E também seguros


Além de bem treinados, os responsáveis pela equipe de limpeza de shoppings precisam utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados. Tudo isso para que o trabalho possa ser feito com segurança e sem chance de riscos de contaminação para esses profissionais. Além disso, a limpeza profissional eficaz utiliza produtos químicos adequados, o que obriga a manter ainda mais a utilização de luvas, botas e máscaras de proteção.



Conte com a MaxClean


A MaxClean é referência em limpeza profissional no Brasil e pode ajudar o seu shopping a ser mais eficaz na higienização. A empresa oferece um programa de consultoria gratuita que analisará a sua demanda e poderá implementar importantes ações para torná-lo mais protegido e atrair mais pessoas, mas com segurança.


42 visualizações0 comentário
bottom of page